Odemira, Loulé e Lagoa integram Comissão Coordenadora da Rede de Cidades Educadoras

A Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras é constituída por 74 municípios portugueses

Os Municípios de Odemira, Loulé e Lagoa fazem parte da Comissão Coordenadora da Rede Portuguesa das Cidades Educadoras, que foi definida no passado dia 8 de Fevereiro, numa reunião realizada em S. João da Madeira. 

Estão presentes na Coordenação os Municípios de Lisboa (por inerência, pois representa Portugal na Associação Internacional das Cidades Educadoras), Lagoa (que receberá o congresso nacional da rede em 2019), Odemira, Torres Vedras, Almada, Loulé e Vila Nova de Famalicão. De entre 14 municípios candidatos, Odemira foi o terceiro com maior votação.

As cidades educadoras trabalham para que a educação seja o eixo transversal de todas as políticas locais. A Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras é constituída por 74 municípios portugueses que são membros da Associação Internacional das Cidades Educadoras – AICE e, como tal, assinaram a Carta das Cidades Educadoras, que constitui um elemento unificador na definição das políticas dos municípios membros.

O Município de Odemira integra o grupo que constitui a Comissão de Coordenação da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras desde 2015, tendo sido reeleito em 2017 e agora em 2019.

Segundo a Câmara de Odemira, «a educação continua a ser um dos pilares estratégicos para o Município que pauta a sua intervenção muito além das competências previstas na Lei, considerando um investimento para o desenvolvimento socioeconómico do território».

O OdeTe – Odemira Território Educativo é o programa municipal estruturante na área da Educação, cujo objetivo é afirmar Odemira como um território de excelência no ensino, com vista à prevenção do abandono escolar precoce, à melhoria do sucesso escolar e dos indicadores de qualificação e formação da população, numa lógica de construção participada e com envolvimento de toda a comunidade educativa. Visa a construção de um território educativo, dentro e fora da Escola, promovendo o potencial das estruturas educativas formais e não formais.

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