João Afonso & Luís Galrito & Barco do Diabo apresentam «O Sul de José Afonso» em Portimão

O espetáculo acontece no ano em que se celebram 90 anos sobre o nascimento de José Afonso

As ligações de Zeca Afonso ao Algarve, onde viveu e trabalhou, são o mote para o concerto “O Sul de José Afonso”, de João Afonso, sobrinho do cantautor, e Luís Galrito, acompanhados pelo coletivo “Barco do Diabo”, que se realiza este sábado, dia 16 de Fevereiro, às 21h30, no Teatro Municipal de Portimão (TEMPO).

Numa edição especial do programa “Choque Frontal ao vivo”, promovido pela Alvor FM, o espetáculo acontece no ano em que se celebram 90 anos sobre o nascimento de José Afonso, e evoca o seu ofício de professor, em Lagos e em Faro nos anos 60, os seus locais de convívio e inspiração musical, as memórias dos concertos clandestinos que realizou na região, as histórias que se contavam a seu respeito, as músicas e letras que produziu sobre ou inspiradas no Algarve.

Evoca ainda o período em que privou com figuras da região como Luíza Neto, António Barahona Pité e António Ramos Rosa, a sua ligação ao mar, à Ria Formosa, onde pescava e fazia longos passeios com o circulo de amigos no mítico ‘Barco do Diabo’, e a sua ligação a Olhão, onde conheceu a sua segunda mulher, Zélia, natural da Fuseta.

O sul de José Afonso – João Afonso & Luís Galrito e o Barco do…

O sul de José Afonso – João Afonso & Luís Galrito e o Barco do Diabo (vídeo promocional)

Publicado por O Sul de José Afonso – João Afonso & Luís Galrito e o Barco do Diabo em Quarta-feira, 26 de abril de 2017

«Trata-se de uma proposta interdisciplinar (música, vídeo e poesia) que reinventa a obra do inspirador andarilho que marcou várias gerações de músicos e públicos, reconstruindo uma geografia afetiva, simbólica e musical do percurso de José Afonso na região, dando a conhecer aspetos menos conhecidos e curiosos dessa forte ligação que tanto influenciou a sua vida e obra, e apresentando novas roupagens para as suas canções», explica os promotores do espetáculo.

Além dos músicos Luís Galrito, de Fronteira a residir em Loulé, e o cantor e músico João Afonso, sobrinho de José Afonso a residir em Lisboa, o grupo Barco do Diabo integra ainda os músicos Rogério Pires, na guitarra, e Paulo Pires, no acordeão, Sónia Pereira, na leitura de textos (que, por motivos de saúde, não poderá estar presente e será substituída por um representante da Alvor FM), e João Espada, responsável pela produção e audiovisuais.

O concerto tem a duração de 90 minutos e os bilhetes, que custam cinco euros, estão à venda online em tempo.bol.pt, na bilheteira do TEMPO, que está aberta de terça a sábado entre as 13h00 e as 17h30 e nas noites do espetáculo até ao seu início e ainda nos locais habituais aderentes da BOL, nomeadamente FNAC, Worten, CTT, Pousadas da Juventude, El Corte Inglês, Lojas Note! e Rede Serveasy.

Mais informações em www.teatromunicipaldeportimao.pt ou através dos contactos da bilheteira do TEMPO: 282 402 475 / 961 579 917

Comentários

pub