Desfile com carros alegóricos é novidade no Carnaval de Portimão

A tradição dos bailes e dos concursos de máscaras mantém-se bem viva em Portimão

As celebrações do Carnaval, em Portimão, começam amanhã e só acabam a 5 de Março. A grande novidade serão os desfiles com 15 carros alegóricos e cerca de 500 foliões, a 3 e 5 de Março, mas não se deixará de cumprir a tradição, com muitos bailes e concursos de máscaras.

Os dois desfiles carnavalescos previstos, um no dia 3, na Mexilhoeira Grande e o outro a 5 de Março, em Portimão, terão como tema “Mais Desporto para todos”, aproveitando o facto de Portimão ser Cidade Europeia do Desporto em 2019. Os 15 carros alegóricos estarão «decorados a preceito» e serão acompanhados pela Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Portimão.

O cortejo sai à rua às 15h30, nos dois dias. Na Mexilhoeira, percorrerá «as ruas estreitas da vila». Em Portimão, o desfile será na Zona Ribeirinha.

Falar de Carnaval, em Portimão, é, também falar de bailes e concursos de máscaras. Estas iniciativas acontecem um pouco por todo o concelho, promovidos pelas coletividades portimonenses, nomeadamente o Boa Esperança Atlético Clube Portimonense, o Clube União Portimonense, a Sociedade Vencedora Portimonense, o Sporting Glória ou Morte Portimonense, o Clube Desportivo e Recreativo da Pedra Mourinha, a Sociedade Vencedora Portimonense, a Sociedade Recreativa Figueirense e o Clube de Instrução e Recreio Mexilhoeirense (CIRM).

No Clube Desportivo e Recreativo da Pedra Mourinha há bailes agendados para os dias 9 e 23 de Fevereiro e 2, 3 e 4 de Março, sempre às 21h00.

O Sporting Glória ou Morte Portimonense celebra o Carnaval com Bailes de Carnaval nos dias nos dias 16 de Fevereiro e nos dias 3, 4 e 5 de Março, às 21h30, no Restaurante Lugar do Rio (Parque da Feiras e Exposições).

A Sociedade Vencedora Portimonense, localizada no centro histórico de Portimão, nos dias 23 Fevereiro e 2, 4 e 5 de Março, sempre pelas 21h30. O Clube União Portimonense vai organizar no dia 2 de Março um baile, às 21h00, no Restaurante “Peixarada”.

Os bailes de Carnaval do Boa Esperança Atlético Clube Portimonense realizam-se nos dias 2, 4 e 5 de Março, às 21h30. Esta coletividade também irá organizar um Desfile Infantil no dia 5 de março, às 15h00. As inscrições estão abertas e podem ser efetuadas através dos telefones 282422 976, 967188290 ou 910418476.

Já a Sociedade Recreativa Figueirense organiza dois bailes, nos dias 3 e 5 de Março, às 21h00.

O Clube de Instrução e Recreio Mexilhoeirense – CIRM terá bailes nos dias 16 e 23 de Fevereiro, às 20h30, e matinés dançantes para a comunidade e visitantes, nos dias 3 e 5 de Março, às 15h00.

No dia 1 de Março, decorrerá o Grande Desfile de Abertura Carnaval com as escolas do município de Portimão, onde participará o Bomboémia, o Grupo de Percussão da Universidade do Minho. Centenas de crianças mascaradas desfilarão num percurso que vai da Praça da República (Alameda) ao Largo 1º de Maio, com passagem pela Rua Direita.

Os Bomboémia também vão desfilar no dia 2 de Março, às 16h00, em Portimão, Às 17h00, em Alvor, e às 18h00, na Praia da Rocha.

Pelo segundo ano consecutivo, cinco coletividades promovem um Concurso de Máscaras de Carnaval com direito a prémios para os primeiros três melhores disfarces, bem como com um prémio especial “Criatividade”.

As primeiras eliminatórias do Concurso estão agendadas para o dia 2 de Março, às 23h00 na Sociedade Vencedora Portimonense, no Boa Esperança Atlético Clube Portimonense, às 23h30 e no Clube União Portimonense – Restaurante “Peixarada”, às 00h00. No dia 3 de Março, às 22h30, a eliminatória é no Sporting Glória ou Morte Portimonense (Rest. Lugar do Rio) e no Clube Desportivo e Recreativo da Pedra Mourinha, às 23h30.

A final do Concurso de Máscaras – “A Melhor Máscara de Carnaval 2019” decorrerá no salão do Boa Esperança Atlético Portimonense no dia 5 de Março, às 21h30.

As inscrições para o Concurso de Máscaras serão realizadas no próprio dia, na coletividade respetiva e em ficha própria. Os prémios incluem estadias para duas pessoas em Hotéis em Portugal, massagens SPA e jantares em estabelecimentos de restauração em Portimão.

Comentários

pub