Técnico da Câmara de Silves participa em aula aberta no ISA sobre o escaravelho das palmeiras

Trabalho pioneiro feito pela Câmara de Silves motiva palestra

João Garcia, técnico da Câmara Municipal de Silves, foi um dos oradores da aula aberta que teve lugar no dia 25, no Salão Nobre do Instituto Superior de Agronomia de Lisboa, tendo como tema central o que está a ser feito para combater o escaravelho das palmeiras (Rhynchophorus ferrugineus).

O técnico apresentou a comunicação “A gestão de Rhynchophorus ferrugineus no Município de Silves”, dando nota das estratégias pioneiras usadas por esta autarquia no combate a esta praga que tem dizimado milhares de plantas.

Desde que apareceram as primeiras plantas afetadas por este inseto, a a autarquia silvense «tem trabalhado no sentido de reduzir os seus efeitos e de manter um trabalho de vigilância constante, fator essencial para a erradicação desta praga».

Neste âmbito, os serviços técnicos da Câmara de Silves estão «disponíveis para prestar todo o apoio possível», salienta a autarquia.

Sendo esta praga originária das zonas tropicais da Ásia e Oceânia, propagou-se pela Europa desde o início dos anos 90, tendo atingido Portugal, e mais concretamente o Algarve, em 2007, dizimando na região inúmeros exemplares de palmeiras (Phoenix Canariensis).

No caso concreto do concelho de Silves, a estratégia adotada teve por base a luta preventiva e curativa no tratamento desta praga, através da utilização de produtos biológicos, fatores que permitiram alcançar resultados relevantes na recuperação de palmeiras já afetadas, assim como na estabilização do desenvolvimento e propagação da praga em todas as palmeiras de domínio público.

Comentários

pub