Cheiros e sabores da chouriça assada voltam a invadir Querença

Este é um dos certames mais típicos da aldeia do interior do concelho de Loulé

A aldeia de Querença, no interior do concelho de Loulé, volta a ser palco de mais uma Festa das Chouriças em Honra de S. Luís, a realizar-se a 20 de Janeiro.

A Festa começa, porém, logo no dia 19, às 21h00, com uma noite de fados que decorrerá na Casa do Povo de Querença. No evento vão participar os fadistas Pedro Viola, Teresa Viola e Filipa Nobre acompanhados à viola por Valentim Filipe e Tó Correia (guitarra).

No domingo, dia 20, a partir das 11h00 e durante a tarde, poderá degustar a chouriça assada nos vários estabelecimentos de Querença, alguns localizados no Largo da Igreja.

A celebração religiosa terá início às 14h30, com a missa na Igreja de Nossa Senhora da Assunção, presidida pelo padre Carlos Matos, a qual se seguirá a procissão solene com a imagem de S.Luís.

Para as 16h00 está marcado o habitual e sempre animado leilão de chouriças, seguido de atuação do Grupo de Cantares Alentejanos de Mértola (17h00).

Durante todo o evento, e até às 18h00, também há mercadinho com exposição e venda de artesanato e produtos locais, representativos do Algarve

A partir das 19h00, a animação passa para o Salão de Festas da Casa do Povo de Querença, com um baile do acordeonista Paulo das Vacas.

Esta é uma iniciativa promovida pela Comissão de Festas da Paróquia, com o apoio da União de Freguesias de Querença, Tôr e Benafim, da Câmara Municipal de Loulé e da Casa do Povo de Querença.

As raízes deste evento remontam a uma época em que, no interior algarvio, as famílias tinham o hábito de criar o seu porco para sustento ao longo do ano. Era igualmente tradição pedir a São Luís, patrono dos animais, que conservasse em boas condições o porco, para garantir a alimentação do agregado familiar.

Comentários

pub