Alunos da Secundária Pinheiro e Rosa debateram com deputado propostas anti aquecimento global

Sessão escolar do Parlamento dos Jovens contou com a presença do deputado socialista algarvio Luís Graça

Seis listas de alunos da Escola Secundária Pinheiro e Rosa, de Faro, concorrentes ao Parlamento dos Jovens, cujo tema em 2019 é «Alterações Climáticas – Reverter o Aquecimento Global», propuseram medidas inovadoras para reverter o aquecimento global.

Estas propostas foram apresentadas por Sofia Solayman, Ionela Pisten, Pedro Galego, Bruno Correia, Isabel Costa e Alexandra Guerreiro, numa sessão integrada no Parlamento dos Jovens, que contou com a presença do deputado algarvio Luís Graça e teve lugar na segunda-feira, 21 de Janeiro, no auditório da Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve, na capital algarvia.

Os representantes dos 60 alunos assumiram a defesa do planeta como uma responsabilidade coletiva.

O investimento em painéis fotovoltaicos, no transporte ferroviário, a criação de eco-quarteirões, a reutilização de matérias recicláveis para a construção civil, o combate ao desperdício de roupa, a substituição da iluminação tradicional por iluminação por LED, incentivos à reciclagem, a criação de um cartão verde para ciclistas ou a assunção de papel reciclado para os manuais escolares, foram algumas das medidas a que o deputado Luís Graça fez questão de responder.

Segundo nota da Secundária Pinheiro e Rosa, o parlamentar algarvio «evidenciou algumas das medidas que o Governo já tem em curso, como o investimento nos painéis fotovoltaicos e no transporte ferroviário e tomou boa nota de todas as outras propostas».

Acolhidos pelo diretor da Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo, o professor Helder Carrasqueira, os alunos da Secundária farense tomaram conhecimento da dinâmica daquela Faculdade, através dos seus cursos e das suas atividades no país e no estrangeiro.

Francisco Soares, diretor do Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa, felicitou estes jovens pela sua dedicação a uma causa nobre, mas sobretudo pelo exercício de cidadania ativa demonstrado.

Custódio Moreno, diretor do Instituto Português do Desporto e Juventude, fez um discurso entusiástico sobre o associativismo e a capacidade mobilizadora dos jovens.
O IPDJ, parceiro do Parlamento dos Jovens, tem monitorizado este projeto desde o início, acompanhando a sua evolução, explicou.

Saudou os jovens desta escola por terem tido a força para mobilizar mais de meia centena de alunos, capazes de criar dezoito medidas originais de combate ao aquecimento global.

Depois da sessão, os alunos mostraram-se satisfeitos pelo facto de um deputado da República ter comentado, uma a uma, as suas propostas, realçando o seu valor.

Com a convicção de que “O planeta precisa da tua ajuda”, como nos lembrou o vídeo concebido pela turma do 2º ano de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, «os alunos partiram desta sessão com uma vontade acrescida de lutar por esta causa», salienta a nota da Secundária Pinheiro e Rosa. «E assim se constroi cidadania», conclui.

Este encontro contou com a produção do Curso de Organização de Eventos da Escola Secundária Pinheiro e Rosa.

 

Comentários

pub