São Brás de Alportel cria novo sistema de recolha de resíduos recicláveis

Câmara apela à participação da população no esforço da separação de resíduos

A Câmara Municipal de São Brás de Alportel está a construir uma plataforma de descarga e a instalar uma balança de pesagem de resíduos recicláveis no Parque de Serviços de Ambiente do município.

Com esta intervenção, o Município pretende «aumentar a capacidade de gestão e controlo de resíduos recicláveis, que são depositados no Parque de Serviços de Ambiente, localizado no sítio de Fonte de Touro, com um sistema inovador». Está prevista a entrada em funcionamento deste novo sistema a partir de Março próximo.

A empreitada está a cargo da empresa VMP- Vitor Manuel e Pedro, Lda. e conta com um investimento de 35.250 euros, acrescido de IVA, contando com um financiamento comunitário de 85%, pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR) no âmbito de uma candidatura submetida pelo Município ao programa “Promoção da Reciclagem Multimaterial e Valorização Orgânica de Resíduos Urbanos”. 

«Com uma gestão mais eficiente e melhores condições para a deposição seletiva dos resíduos, pretende-se aumentar a eficácia na deposição seletiva de resíduos, reduzindo, como desejável, a quantidade de resíduos recicláveis que continuam a ser incorretamente depositadas nos contentores de resíduos urbanos indiferenciados, chegando a aterro sanitário», explica a autarquia.

«Este é mais um passo que consolida a ampla estratégia municipal na área da gestão e tratamento de resíduos e na preservação, limpeza e manutenção dos espaços públicos; assim como na promoção da sustentabilidade ambiental», sublinha ainda a Câmara de São Brás.

Por último, o Município apela à população para que participe «neste esforço conjunto na área da deposição seletiva dos resíduos e também na manutenção dos espaços públicos limpos e aprazíveis».

Comentários

pub
pub