PS de VRSA participou «sob protesto» na última Assembleia Municipal

Socialistas acusam o PSD, o partido em maioria na Câmara de VRSA, de agendar muitos pontos na ordem do dia para limitar as intervenções e o esclarecimento aos cidadãos

O Partido Socialista participou «sob protesto» na sessão de ontem da Assembleia Municipal de Vila Real de Santo António, devido ao facto de haver 20 pontos na ordem de trabalhos, numa reunião em que se votou «um pacote de medidas altamente lesivas dos cidadãos».

Em votação estiveram, por exemplo, «a fixação dos valores máximas de impostos e taxas e o cancelamento de reduções de taxas».

«Obviamente que a Ordem de Trabalhos fixada não é inocente, foi elaborada para, tal como aconteceu na Assembleia onde pretendemos debater a situação financeira do município, limitar as intervenções, não responder aos deputados municipais e não esclarecer a população», consideram os socialistas.

Para o PS de VRSA, o PSD, o partido com maioria na Câmara e que conta com o mesmo número de deputados na Assembleia Municipal que a oposição, quis, com a marcação desta quantidade de pontos, «ficcionar um debate e fazer uma aprovação “expresso” de um pacote de autêntico saque à população, comerciantes e investidores».

Os socialistas falam em quase 15 milhões de euros a ser pagos em IMI, IMT e taxa de saneamento. Mas, avisam, «os valores a cobrar aos munícipes vão ser bem maiores, com o incremento entre 15% e 60% nas taxas de licenciamento e superior a 10% no consumo de água».

Medidas que, dizem, servem apenas para aumentar receitas, «sem medir os impactos negativos na competitividade e no desenvolvimento da atividade comercial e industrial».

Comentários

pub