Lagos incentiva crianças do pré-escolar a “Crescer em Movimento”

«Iniciativa enquadra-se nos objetivos estratégicos do Município que visam uma comunidade cada vez mais solidária, segura e saudável»

Proporcionar a todas as crianças que frequentam as salas do ensino pré-escolar público no concelho de Lagos a prática regular de atividades motoras é o grande objetivo do projeto “Crescer em Movimento” que o Município lacobrigense está a dinamizar, uma vez mais, durante o ano letivo.

Para tal foram estabelecidas as seguintes metas: «estimular as capacidades de expressão e espontaneidade corporal, levar as crianças a explorar e compreender as relações do corpo com o meio envolvente e desenvolver o seu repertório motor», diz a Câmara de Lagos.

«A iniciativa enquadra-se nos objetivos estratégicos do Município, que visam uma comunidade cada vez mais solidária, segura e saudável, uma vez que melhora a quantidade e qualidade da atividade física dos alunos, promovendo a adoção de estilos de vida ativos e saudáveis».

Surge, por outro lado, «da perceção de que a função motora, o desenvolvimento intelectual e o desenvolvimento afetivo da criança estão intimamente ligados, o que justifica a promoção de atividades educativas relacionadas com o movimento do próprio corpo».

Atendendo à abrangência do projeto, que se realiza em todas as 11 salas da rede pública, envolvendo 250 crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos, o Município decidiu estabelecer parcerias com clubes desportivos do concelho que irão colaborar com os seus técnicos no desenvolvimento das atividades.

A cada grupo ou sala será proporcionada uma hora de prática semanal, a dinamizar conjuntamente com as educadoras.

Além destas aulas, que decorrerão no espaço escolar, cada grupo terá também a oportunidade de frequentar duas a três atividades, por ano letivo, de adaptação ao meio aquático nas Piscinas Municipais.

Comentários

pub