União das Freguesias de Faro gemina-se com congénere de Chaves a pensar na EN2

O protocolo contempla contempla «o marketing e a promoção territorial, sobretudo na valorização e divulgação da EN2»

A União das Freguesias de Faro já está geminada com a sua congénere de Madalena e Samaiões, do concelho de Chaves, em Trás-os-Montes. O protocolo que oficializou esta ligação foi assinado na sexta-feira, no salão nobre da Associação Humanitária de Bombeiros Flavienses e abre a porta à promoção conjunta da EN2.

Esta Estrada Nacional, é de resto, património comum a Faro e Chaves, apesar da distância que separa os dois concelhos, já que é neles que começa e acaba esta estrada – o quilómetro 0 é em Chaves e o 738,5 em Faro.

Assim, o protocolo entre as duas Uniões de Freguesias contempla «o marketing e a promoção territorial, sobretudo na valorização e divulgação da EN2».

Do acordo fazem, igualmente, parte a criação de sinergias, ganhos de escala e partilha de esforços na concretização de projetos comuns entre ambas as freguesias como a história e a cultura, as atividades desportivas, o turismo, a promoção da identidade, da tradição, do artesanato e dos produtos endógenos, o desenvolvimento económico e empresarial e a cidadania e a solidariedade entre as comunidades».

Para Bruno Lage, presidente da União das Freguesias de Faro “esta geminação reveste-se de grande importância, uma vez que vai ser uma mais-valia para ambos os territórios, pois é objetivo de ambas as Freguesias dinamizarem e desenvolverem ações de intercâmbio na área cultural, desportiva, educativa, turística e económica».

O autarca farense considera que o acordo «vai servir para aproximar dois pontos distintos do país, mas ligados por uma das maiores estradas europeias, a mítica EN2, permitindo um intercâmbio de vivencias, costumes entre muitas outras áreas de interesse comum, numa relação de proximidade que se pretende que seja próxima e intensificada».

João Pinto, presidente da União das Freguesias de Madalena e Samaiões, refere, por seu lado, que o protocolo «vai contribuir para o reforço e aparecimento de iniciativas que estimulem e apoiem o desenvolvimento de atividades económicas e culturais, bem como o aumento das suas dinâmicas sociais, sem esquecer e o desenvolvimento de iniciativas que visem a promoção e a divulgação da EN2 como rota turística de interesse regional e nacional».

Para assinalar a assinatura do acordo de geminação, foi plantada junto à sede da União das Freguesias de Madalena e Samaiões uma árvore da amizade.

Comentários

pub