Portimão volta a preparar escolas do concelho para situações de emergência

Iniciativa arrancou esta segunda-feira e termina em Março do próximo ano

A quinta edição do programa municipal de sensibilização “A Escola e os Riscos… Preparar para Proteger” arrancou esta segunda-feira, em Portimão, na Escola Básica e Jardim de Infância das Vendas. Esta iniciativa contempla mais de 300 ações que pretendem sensibilizar a comunidade escolar do concelho para como se deve agir em situações de emergência.

Esta campanha, que só termina em Maio de 2019, vai ter, à semelhança de anos anteriores, «além das habituais sessões sobre riscos para os diversos níveis de ensino, a realização de exercícios internos e à escala real nos estabelecimentos de ensino, sensibilizando e preparando a comunidade escolar para eventuais situações de acidente grave ou catástrofe», explica a Câmara de Portimão.

Segundo a autarquia, este programa pretende «fomentar a resiliência» e «sensibilizar a comunidade escolar para a importância das questões da segurança, contribuindo para uma melhoria progressiva e continuada na preparação das escolas do município para responder a situações de emergência, quer nas próprias instalações, quer nos aspetos comportamentais da sua população».

A iniciativa pretende também «incrementar o diálogo e a reflexão sobre a proteção civil e socorro, envolvendo as entidades responsáveis ao
nível local e os representantes das escolas».

Do calendário que foi elaborado pela autarquia e pelas direções dos agrupamentos de escolas e pelos agentes de proteção civil, a Câmara de Portimão destaca «as ações direcionadas aos alunos sobre o que fazer em situações de emergência, a formação para os docentes e demais colaboradores em primeiros socorros e utilização de meios de primeira intervenção em situação de incêndios, os procedimentos de evacuação e várias atividades práticas e exposições/demonstrações dos diferentes atores da Proteção Civil do concelho».

Este ano, o destaque vai também para a defesa da floresta contra incêndios, «com ações específicas em sala e com visitas de campo no âmbito da educação ambiental, nomeadamente na salvaguarda dos espaços naturais, em especial nas áreas rurais do concelho, permeáveis ao perigo de incêndio».

Este programa continua ainda a garantir que, no final do 3º ciclo e do ensino secundário, os alunos saem preparados «para executar gestos que podem salvar vidas, ou seja, participam em sessões e ações sobre Suporte Básico de Vida».

A autarquia estima que «estas sessões serão direcionadas para um universo superior aos 1500 alunos de todos os agrupamentos de escolas, sendo que este ano vão ainda incluir ações em inglês para os alunos estrangeiros do programa ERASMUS+ provenientes de 9 países».

Desde 2014, são realizadas «anualmente centenas de ações em todo parque escolar de Portimão, envolvendo os diversos agentes de Proteção Civil, nomeadamente Bombeiros, Cruz Vermelha, GNR, Policia Marítima e PSP, bem como outras entidades cooperantes, como é o caso das Infraestruturas de Portugal, abrangendo um universo de mais de 10.000 participantes/ano», conclui a Câmara Municipal.

Comentários

pub