PCP exige respostas sobre mudança de planos para a nova esquadra da PSP de VRSA

Governo revelou aos comunistas que a nova esquadra, afinal, será construída no antigo edifício da Alfândega

A nova esquadra da PSP de Vila Real de Santo António vai ser construída no antigo edifício da Alfândega e não no atual posto da GNR, como estava previsto. Uma mudança de planos que o PCP espera que não venha a adiar indefinidamente esta obra, cuja realização é há muito exigida pelos comunistas, e que já levou este partido a colocar um conjunto de perguntas ao Governo.

O PCP já «vem denunciando as condições deploráveis da esquadra da PSP de Vila Real de Santo António» desde 2014. Na altura, o Governo de Pedro Passos Coelho anunciou que seria realizada uma intervenção em 2015, que «não chegou a concretizar-se»

Em 2016, e já depois da mudança de Governo, os comunistas voltaram a questionar a tutela sobre este assunto, que «reconheceu que a esquadra da PSP de Vila Real de Santo António não apresentava condições adequadas para o desempenho da missão de uma força de segurança e que o seu estado de degradação se tinha agravado nos últimos anos, pelo que a construção de uma nova esquadra era uma das prioridades identificadas pelo Ministério da Administração Interna».

Há cerca de um ano, o Governo garantiu ao PCP que pretendia construir um novo posto para a GNR, em VRSA, a concluir em 2019, e que o edifício atualmente ocupado por esta força policial passaria para a PSP.

Mas, segundo revelou Isabel Oneto, secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna, no debate da especialidade do Orçamento de Estado, houve «uma mudança de planos: a nova esquadra da PSP já não seria no atual posto da GNR, mas no antigo edifício da Alfândega de Vila Real de Santo António».

Uma alteração que levantou diversas dúvidas ao PCP, que, através de Paulo Sá, deputado eleito pelo Algarve, perguntou ao ministro da Administração Interna se já há projeto elaborado para fazer a obra, quando se iniciará a obra e quando se prevê que a nova esquadra esteja concluída. Os comunistas também querem saber «qual a verba inscrita no Orçamento de Estado para 2019 destinada a essas obras».

Comentários

pub