Orquestra Clássica do Sul leva dois Mozarts e Bach ao Teatro das Figuras

Concerto “Mozart e os seus Antecessores” junta obras de Wolfgang Amadeus Mozart e de compositores que o influenciaram

Foto: Martyna Mazurek | Sul Informação

O trompetista francês Laurent Rossi é o convidado especial da Orquestra Clássica do Sul (OCS) no concerto “Mozart e os seus Antecessores”, que vai decorrer no dia 30 de Novembro, às 21h30, no Teatro das Figuras, em Faro.

Neste primeiro concerto do Ciclo “Amadeus”, a OCS, dirigida pelo maestro Rui Pinheiro, e Laurent Rossi, trompista da Orquestra Sinfónica Portuguesa, vai interpretar obras não apenas do compositor que inspira o ciclo, mas também do seu pai, Leopold Mozart, e de J.C. Bach.

Wolfgang Amadeus Mozart, considerado um dos maiores compositores de sempre, «chegou a um estado sublime de perfeição e elegância não só por ser dono de uma mente brilhante mas, também, pela época em que apareceu – num período de consolidação do Classicismo».

«A figura de seu pai, o violinista e compositor Leopold Mozart foi marcante para a educação do jovem Amadeus, mas também a influência de compositores como Johann Christian Bach (último filho de Johann Sebastian), por quem Mozart tinha uma grande admiração e com quem estabeleceu fortes laços de amizade», enquadra Rui Pinheiro, Maestro Titular da Orquestra Clássica do Sul.

Assim, neste primeiro concerto serão apresentadas obras de Wolfgang A. Mozart, mas também destas suas grandes referências musicais.

A orquestra será acompanhada por Laurent Rossi, um «extraordinário músico francês», que dará ao público «a rara oportunidade de escutar três instrumentos distintos – trompa alpina, trompa natural e trompa moderna».

O trompista da Orquestra Sinfónica Portuguesa vai tocar a trompa alpina, na interpretação da “Sinfonia Pastorella”, de Leopold Mozart, a trompa moderna, no “Concerto para Trompa n.º 4”, e a trompa natural, no “Concerto para Trompa n.º 1”, ambos escritos por Wolfgang A. Mozart.

No programa serão ainda apresentadas obras de Johann C. Bach e Carl F. Abel, a “Sinfonia em Ré maior” e “Sinfonia em Mi bemol maior”, respetivamente. O concerto termina com a “Sinfonia n.º 35, Haffner”, de W. A. Mozart.

Os bilhetes para o concerto podem ser adquiridos na bilheteira do Teatro das Figuras, em Faro, online e nos pontos de venda aderentes. Também podem ser feitas reservas através do telefone 289 888 110 e do email [email protected].

Comentários

pub