Natal em São Brás começa com um Mercadinho Solidário

Esta 9ª edição do Mercadinho Solidário promove o «verdadeiro espírito natalício de fraternidade, solidariedade e paz, na construção de uma sociedade cada vez mais próxima e inclusiva»

O Mercadinho Solidário, que decorre no próximo domingo, 18 de Novembro, das 10h00 às 17h00,  dá as boas vindas ao Natal em São Brás de Alportel. 

A iniciativa decorre no Mercado Municipal e vai transformar este espaço numa «montra da solidariedade da região, apresentando as diferentes associações e projetos e apresentando irresistíveis sugestões solidárias para originais presentes de Natal», diz a Câmara de São Brás de Alportel.

Este é um «evento pensado para toda a família, que dispõe por isso de um espaço para a diversão dos mais pequenos e de um programa de animação muito diversificado e de grande qualidade, ao longo de todo o dia», acrescenta.

Pelo palco do Mercadinho Solidário vão passar o duo de músicos Paul Carter e David Mendonça, dos Amigos do Museu, a Banda do Exército de Salvação, grupo “Jazz Combo” e o Grupo Coral Popular da Universidade Sénior de São Brás de Alportel, mas também um conjunto de momentos especiais: a representação “O São Martinho”, pela Associação São BrazArte, as demonstrações de Hipo Hop e Capoeira, pelo Projeto Cria+, Dança Fitness e Ginástica Sénior, pelo Grupo de Amigos do Museu, Dança pela Moving Stars, e ainda uma demonstração de artes marciais, pelo projeto “Jovens Seguros, Famílias Felizes”.

A iniciativa, promovida anualmente pela Câmara Municipal de São Brás de Alportel e pela Rede Social de São Brás de Alportel, conta com o apoio e participação de três dezenas de instituições locais e regionais de índole social.

Os visitantes vão ter oportunidade de conhecer o trabalho realizado pelas diversas instituições presentes e adquirir algumas prendas de Natal produzidas nas instituições com a dedicação de quem trabalha todos os dias em prol da comunidade.

O evento é de entrada gratuita mas todos os visitantes são convidados a contribuir à entrada com leite e papas para bebés que serão posteriormente distribuídos na Loja Social às famílias que mais precisam.

A arte marca sempre presença neste Mercadinho. Nesta edição o Mercadinho alia a solidariedade à arte através da exposição “CARGA”, da Associação de Planeamento Familiar que aborda a questão do Tráfico de Seres Humanos.

O programa inclui ainda a participação do projeto “Linha Vermelha” que visa a sensibilização e a luta contra a exploração de hidrocarbonetos em Portugal e no Mundo. Ao Mercadinho, a Linha Vermelha desafia os visitantes a participarem na atividade “Vamos Tricotar para a Campanha Linha Vermelha. Traga as suas agulhas”.

Os visitantes têm ainda oportunidade de contribuir para a defesa do ambiente mediante a deposição no Eletrão de eletrodomésticos ou artigos elétricos que já não funcionam. A reciclagem destes aparelhos reverte a favor dos Bombeiros Voluntários de São Brás de Alportel.

Esta 9ª edição do Mercadinho Solidário promove o «verdadeiro espírito natalício de fraternidade, solidariedade e paz, na construção de uma sociedade cada vez mais próxima e inclusiva», conclui a autarquia.

Comentários

pub