Monchique recebe o 9º Encontro Regional de Voluntariado Ambiental

No segundo dia, decorrem Ações de Voluntariado Ambiental, com formação em campo e remoção de invasoras e ações de limpeza

O 9º Encontro Regional de Voluntariado Ambiental para a Água decorre nos dias 23 e 24 de Novembro, no auditório da Caixa Agrícola, em Monchique, numa organização da Agência Portuguesa de Ambiente/ARH Algarve.

No primeiro dia do encontro, para assinalar o Dia Nacional da Floresta Autóctone, terá lugar, entre as 14 e as 18h00, o seminário “Ecologia e desenvolvimento – recursos pedagógicos para as comunidades”, reconhecido como ação de formação de curta duração para docentes.

O seminário destina-se a alertar para as «questões da interdependência dos atuais desafios do desenvolvimento e da necessária partilha de responsabilidades face à sensibilidade dos ecossistemas, bem como divulgar projetos inovadores nesta área e dar a conhecer o programa “Europa para os Cidadãos”, como instrumento financeiro para a cidadania».

A iniciativa abre com uma apresentação sobre os projetos «Voluntariado Ambiental para a Água e o LIFE Volunteer Escapes», por Paula Vaz e Carlos Reis, da APA /ARH Algarve.

Seguem-se as conferências «Caderno de Viagens – Educar para a cidadania global pela Ecologia Integral», por Anita Cruz e Sandra Fernandes (FGS), «Coerência.pt – O eixo do desenvolvimento Juntos pela Mudança, Coerencia.PT e do Mundo à Mesa», por Margarida Alvim e Pedro Franco (FEC), «Rede de Equipamentos para a Educação Ambiental do Algarve (RepEA)», por Helena Barracosa (REpEA e CFAE do Levante), bem como «Programa Europa para os cidadãos – Financiamento para a Cidadania», por um representante do CIEJD.

No segundo dia, os Escoteiros de Vila Real de Santo António (Grupo 60) e os Escuteiros do Agrupamento 1370 (do CNE), bem como outros voluntários, participam numa ação de voluntariado ambiental de remoção de espécies invasoras e, em simultâneo, numa ação de limpeza, com o apoio da Câmara Municipal de Monchique e da associação A Nossa Terra.

Hoje, 21 de Novembro, é o último dia para fazer as inscrições que são gratuitas mas obrigatórias. Pode inscrever-se clicando aqui ou enviando a ficha de inscrição preenchida para o email [email protected].

A APA, em colaboração com várias entidades, tem desenvolvido nos últimos anos o projeto “Voluntariado Ambiental para a Água”, que tem como principal objetivo promover a educação para a conservação e sustentabilidade dos ecossistemas de água doce e de águas costeiras e de transição.

Para tal, realizam-se iniciativas através de voluntários, de campanhas de monitorização e valorização dos recursos hídricos no Algarve.

 

Comentários

pub