GNR de Loulé está a funcionar só com uma viatura

PSD já pediu ao Governo que resolva a situação «prontamente»

Imagem de Arquivo

A GNR de Loulé só conta, atualmente, com uma viatura a funcionar, estando os demais cinco veículos do Posto Territorial em reparação. Os deputados do PSD eleitos pelo Algarve Cristóvão Norte e José Carlos Barros já questionaram o Governo sobre esta situação, que consideram que «põe flagrantemente em causa a missão da GNR» neste concelho.

Segundo denunciou a Associação dos Profissionais da Guarda, o Posto Territorial de Loulé ficou recentemente reduzido a uma viatura e «os episódios de avarias têm sido recorrentes, em face da obsolescência dos equipamentos e não realização de investimento».

«É inconcebível a GNR funcionar nestes termos, sem condições de servir bem os cidadãos e zelar pela sua segurança, vida, bens e propriedade. É importante corrigir com urgência, pois quando a eficácia das forças de segurança enfraquece, pode-se ter resultados indesejáveis na criminalidade», considerou Cristóvão Norte.

O deputado social-democrata considerou, ainda, que situações como esta, que se repetem «na segurança, na saúde e na ferrovia» são um sinal do «investimento público que não se faz».

Desta forma, apelou ao Governo que «esta e outras questões no domínio da segurança sejam atendidas prontamente»

«A ideia da segurança é nuclear no que o Algarve é e representa para terceiros. Abalá-la tem custos e não podemos fazer perigar essa boa fundação que temos. Atacar estes problemas é essencial para isso», considerou Cristóvão Norte.

Cristóvão Norte e José Carlos Barros lembram que o Posto Territorial de Loulé da GNR cobre uma área muito extensa deste concelho, «que se estende a Norte da EN125, confronta com o Alentejo e percorre longitudinalmente o concelho entre Boliqueime e São João da Venda. Será, por ventura, a nível nacional, um dos postos que terá sob sua jurisdição um território de maior dimensão».

Comentários

pub