Festival de Contrabando regressa em Março para ligar Alcoutim a Sanlúcar

Evento vai voltar a ter ponte pedonal no rio Guadiana

A 3ª edição do Festival do Contrabando realiza-se de 29 a 31 de Março de 2019, ligando Alcoutim (Portugal) e Sanlúcar de Guadiana (Espanha).

A ponte pedonal flutuante, no rio Guadiana, vai ser, mais uma vez, uma das grandes atrações do evento. O Festival do Contrabando, diz a Câmara de Alcoutim, tem «uma identidade própria de fronteira e de homenagem histórica às suas gentes, através de um tema enraizado na memória coletiva local, regional, nacional e ibérica, como era a atividade do contrabando».

Também haverá animação cultural, em dias repletos de animação, história e artes.

Tudo isto converte o Festival do Contrabando num «produto âncora da estratégia de desenvolvimento da região, valorizando a economia local, o património histórico, os saberes tradicionais e estimulando iniciativas culturais», refere a autarquia.

O Festival do Contrabando – Tráfico de Artes no Guadiana é um evento internacional de âmbito cultural inserido numa estratégia de desenvolvimento turístico para o território, que se realiza nas vilas de Alcoutim e de Sanlúcar de Guadiana, organizado pelos respetivos municípios, com o apoio do Governo de Portugal, Turismo de Portugal, Região de Turismo do Algarve e 365 Algarve, Consejeria de Presidencia de Junta de Andalucia, Diputación de Huelva, Patronato Provincial de Turismo de Huelva, Mancomunidad de Beturia e Fundación Cajasol.

Este evento tem como objetivo «apostar na identidade cultural da região como forma de valorizar as potencialidades do território, através das artes, trazendo uma oferta cultural que desafia todas as condicionantes existentes».

Comentários

pub