Carnaval de Loulé volta a ser solidário e dá 32 mil euros a instituições do concelho

Tradição de o Carnaval de Loulé ser solidário já é antiga e remonta a 1906

32 mil euros, de receita do Carnaval de Loulé, foram entregues, pela Câmara Municipal, a quatro instituições particulares de solidariedade social do concelho.

O montante foi distribuído pela Associação Esperança e Paz, Instituição de Solidariedade Social da Serra do Caldeirão, Casa da Primeira Infância – Centro de Acolhimento “Os Miúdos” e ASMAL – Associação de Saúde Mental do Algarve.

A verba destina-se a apoiar as iniciativas «e o relevante trabalho que estas instituições desenvolvem no contexto da ajuda às populações mais desfavorecidas e vulneráveis do território concelhio», diz a Câmara de Loulé.

Para os responsáveis municipais, «este é mais um contributo para que estas quatro instituições que atuam em áreas tão diversas, como os idosos, as crianças ou os portadores de doenças mentais, possam levar por diante um trabalho
meritório em prol de quem mais necessita».

Na primeira edição em 1906, o “Carnaval Civilizado” de Loulé começou por atribuir 200 “esmolas” a pessoas necessitadas do Concelho – “Bodo aos Pobres”.

Já nos anos 20, a Santa Casa da Misericórdia toma a responsabilidade de organizar os festejos e toda a receita passa a ser destinada para melhoramentos no Hospital, considerado durante anos uma referência no Algarve.

Mais recentemente, a autarquia decidiu retomar esta componente solidária inicial, apoiando anualmente algumas instituições com as verbas arrecadadas com as receitas de bilheteira.

Comentários

pub