Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
emarp

Um novo núcleo museológico, que terá como elemento central uma réplica do “Pentateuco” impresso em Faro por Samuel Gacon em 1487 e que marcou o início da imprensa em Portugal, vai ser inaugurada no dia 3 de Novembro, na antiga capela do Paço Episcopal de Faro.

Esta é uma iniciativa da Diocese do Algarve, em parceria diversas entidades, entre as quais o museu da Fundação Portuguesa das Comunicações, a cujo espólio pertence o fac-simile do Pentateuco de Samuel Gacon e vai ceder o livro a título de empréstimo, para ser exibido na capital algarvia.

A inauguração da exposição está marcada para as 15h45 de dia 3 de Novembro, um sábado. Às 16h30 do mesmo dia, na sala do trono do Paço Episcopal de Faro, será apresentada a obra “As Artes Gráficas e a Imprensa em Portugal – séculos XV-XIX” (quatro volumes), de José Pacheco.

Banner lateral albufeira

Este projeto envolve, além da Diocese do Algarve e da Fundação Portuguesa das Comunicações, o Círculo Teixeira Gomes – Associação pelo Algarve, a DFK & Associados, a editora algarvia Sul Sol e Sal e a Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve.

infraquinta rumo à sustentabilidade
zoomarine

Também poderá gostar

a "Toalha da Unidade – Toalha da Vitória da Ucrânia" é um “projeto iniciado em 2024 em Tallinn (Estónia) por ocasião do Dia dos Defensores e Defensoras da Ucrânia. O seu principal objetivo é unir ucranianos de todo o mundo através do bordado conjunto de toalhas, simbolizando a unidade, a força de espírito e a aspiração à vitória”.
A toalha tem estado a ser elaborada em vários locais, incluindo Lagos, onde será exposta no dia 6, recebendo nesse momento as partes que foram confecionadas no concelho. O ato vai ser protagonizado pelo presidente da Câmara Municipal e pela presidente da Assembleia Municipal de Lagos, na presença do presidente da Oranta, do executivo municipal e de todas as entidades que pretendam testemunhar este momento simbólico de solidariedade pela causa do povo ucraniano e defesa da paz

Exposição em Lagos mostrou a «riqueza cultural» da Ucrânia

mar-motto-festival-arquivo

Festival que «luta pela liberdade do Oceano» arranca em Faro na quinta-feira

emguarda_edgar massul

Fortaleza de Sagres: Exposição “emguarda” prolongada até 30 de Abril