Odemira investe 5,8 milhões de euros na educação em 2018/19

Só na construção de novos centros escolares serão investidos 3,25 milhões de euros

A Câmara de Odemira vai investir cerca de 5,8 milhões de euros no setor da educação, este ano letivo. Além de canalizar 2,55 milhões de euros para garantir o transporte escolar, ação social, refeições e projetos de promoção do sucesso escolar, a autarquia odemirense vai investir 3,25 milhões em obras em centros escolares do concelho.

Já em curso, está a empreitada de construção do novo Centro de Escolar de São Teotónio, um investimento de perto de 1,8 milhões de euros. O novo edifício do 1º Ciclo está a ser construído no recinto da EB 2,3 Eng. Manuel Rafael Amaro da Costa.

A Câmara também irá lançar novo procedimento para contratação da empreitada de ampliação da Escola Básica do 1º Ciclo de São Luís, um investimento de cerca de 1,5 milhões, «uma vez que que o primeiro concurso ficou deserto», segundo a Câmara de Odemira.

Por outro lado, serão promovidas ações nas escolas que «vão muito além das estritas competências dos municípios traçadas na legislação em vigor, com vista a afirmar Odemira como um território de excelência no ensino».

No âmbito do projeto de promoção do Sucesso Escolar, que inclui diversas ações e projetos, está previsto um investimento de 498,3 mil euros, co-financiado pelo Programa Operacional Alentejo 2020 / Fundo Social Europeu.

«Para os transportes escolares, e perante a dimensão do território, o município de Odemira irá assumir 768 mil euros em protolocos com as Juntas de Freguesia e com a Rodoviário do Alentejo», revelou a autarquia.

Para as refeições escolares, será destinada a verba de 636 mil euros, enquanto para as atividades de Apoio à Família estão reservados 323 mil euros.

A verba destinada a educação contempla, ainda, protocolos com os cinco agrupamentos de escolas do concelho, para visitas de estudo, material pedagógico e TIC (190 mil euros), o financiamento de bolsas de estudo e de mérito para alunos do concelho (100 mil euros) e a aquisição de material escolar e cadernos de atividades e livros de fichas para todos os alunos do 1º ciclo do ensino básico do concelho (25 mil euros).

O protocolo com a Escola de Artes do Alentejo Litoral para a promoção do ensino articulado de música na Escola Damião de Odemira e EB 2, 3 de Colos (35 mil euros) e o projeto de promoção das Ciências Experimentais (30 mil euros), são outras medidas previstas.

«Além destes há outros projetos a decorrer ou a iniciar no presente ano letivo, como o projeto de educação emocional no ensino pré-escolar, o rastreio de daltonismo ou a mobilidade de 55 docentes através do programa Erasmus +», acrescentou a Câmara de Odemira.

Comentários

pub