Marmelete promove mais uma Festa da Castanha no Dia de Todos-os-Santos

Mesmo que haja cada vez menos castanheiros na serra, tradição do magusto dos Santos mantém-se

Marmelete vai ser palco de mais uma Festa da Castanha no Dia de Todos-os-Santos, a 1 de Novembro, numa organização da Junta de Freguesia desta aldeia do concelho de Monchique.

A festa começa logo às 15h00, com o magusto, em que as castanhas serão oferecidas. Uma hora depois, atua o Grupo de Cantares da Confraria do Medronho «Os Monchiqueiros».

Para as 17h00, e aproveitando o ambiente festivo, serão entregues os diplomas de mérito aos alunos da freguesia. Segue-se a atuação da ISMATUNA, a tuna académica do ISMAT.

Para as 18h30, está marcado um espetáculo de Sérgio Rossi, terminando o programa com o baile animado por Fábio Lagarto, que começa às 19h30, mas em recinto fechado.

Além das castanhas, haverá barraquinhas com petiscos e bebidas da região…como a aguardente de medronho e a melosa. Da gastronomia, destaque para o porco no espeto, o pão e as bifanas.

Segundo Marta Martins, presidente da Junta de Freguesia de Marmelete, «esta iniciativa tem atraído, de ano para ano, um crescente número de visitantes e visa recordar os magustos tradicionais de castanhas, que, por esta altura, decorriam, recorrendo à carqueja, pequeno arbusto que existe em toda a freguesia».

 

Comentários

pub