“Erasmus+ Talks” apresentam projetos de mobilidade do Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa

Projeto “Teach and Learn – New possibilities for Teachers and Learner” conta com a parceria de escolas da Dinamarca, Noruega, Finlândia, Alemanha além da Escola Secundária Pinheiro e Rosa.

Foto: Ana Madeira | Sul Informação

Um projeto “Erasmus+” para alunos e professores, que inclui uma ida à Noruega, vai ser apresentado esta quarta-feira, 3 de Outubro, às 14h30, no auditório da Escola Secundária Pinheiro e Rosa, em Faro. 

Esta atividade pretende, através de uma apresentação pelos participantes de cada mobilidade (viagem de intercâmbio), divulgar os diferentes projetos “Erasmus+” existentes no Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa, partilhar práticas e reflexões e promover a discussão sobre como estas atividades podem contribuir para desenvolvimento do projeto educativo deste agrupamento.

Nesta primeira atividade será apresentada a mobilidade à Noruega, no âmbito do Projeto “Teach and Learn – New possibilities for Teachers and Learner”, que conta com a parceria de escolas da Dinamarca, Noruega, Finlândia, Alemanha além da Escola Secundária Pinheiro e Rosa.

«As escolas, como a base de formação das futuras gerações, precisam de uma interação de professores dedicados e alunos confiantes. Para desenvolver as competências básicas e transversais de nossos alunos, os professores devem estar sempre atualizados e ter perfeita noção de que a proximidade que se estabelece entre o professor e os alunos – a boa relação pedagógica – contribui para a plena educação», diz a Escola Pinheiro e Rosa.

«A realidade do século XXI exige uma educação de alta qualidade e um nível crescente de internacionalidade. Este facto requer professores que estejam interessados em compreender a dinâmica e as situações que influenciam a vida dos seus alunos, fundamental para que se possa estabelecer um relacionamento mútuo facilitador das aprendizagens», acrescenta.

“Teach and Learn, new possibilities for teachers and learners” é um projeto Erasmus+ Ação-chave 2 – Cooperação para a inovação e intercâmbio de boas práticas entre Escolas, 2017-2019, e envolve parceiros da Dinamarca (coordenador), Noruega, Alemanha, Finlândia e Portugal.

Este projeto apresenta três linhas orientadoras. A primeira prende-se com “Novas possibilidades para professores”, que inclui uma formação de professores em metodologias inovadoras centradas nos alunos e utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação em situações de aprendizagem (introdução a Software de Open Source).

Já a segunda está relacionada com “Novas possibilidades para os alunos”, com dinamização de “Dias Erasmus” subordinados aos temas “Youth of today”, “Youth in a digital world”, “Youth and values in Europe”, em que se pretende a criação de eventos centrados em valores culturais de cada país.

Por fim, o projeto também aborda “Metodologias de ensino/aprendizagem, da teoria à prática – desafios e possibilidades”, cujo objetivo passa por debater quais os desafios que os alunos do século XXI colocam aos professores de hoje.

Comentários

pub