Assembleia Municipal de Monchique pede penas mais pesadas para incendiários

Uma moção aprovada na última AM pede nova legislação e melhores meios para as forças policiais encontrarem os culpados

A Assembleia Municipal de Monchique quer ver agravadas as penas aplicadas aos incendiários. Este órgão autárquico monchiquense aprovou uma moção onde pede mão mais severa para os responsáveis por incêndios e que a Polícia Judiciária seja dotada dos meios para os apanhar.

No documento apresentado pelo PSD na última AM e que foi aprovado, é pedido à Assembleia da República «a aprovação urgente de legislação que vise agravar a moldura penal do crime relativo à ação dos incendiários».

Por outro lado, é solicitado ao Ministério da Administração Interna que «dote os órgãos de polícia criminal de todos os meios necessários ao seu alcance para identificar os autores responsáveis pelos incêndios».

Esta moção é justificada, segundo os social-democratas, pelo flagelo que constituem os incêndios, «com elevadíssimos custos materiais e, muitas vezes, com vítimas humanas».

Além disso, alegam, «a maioria dos incendiários conhecidos são reincidentes».

Por outro lado, salientam, «a maioria das ignições verificam-se em locais que, pelas suas caraterísticas (orografia, tipo de espécies, densidade da vegetação) originam deflagrações que, pela intensidade e grandeza, se tornam impossíveis de controlar por ação dos meios disponíveis.

Comentários

pub