“A Reforma do Estado: Descentralização vs Regionalização”. Este vai ser o tema da próxima Assembleia Municipal de Lagoa a realizar-se esta quarta-feira, 17 de Outubro, às 21h00, no Auditório do Convento de São José.
Esta sessão extraordinária temática vai contar com a presença de Adriano Pimpão, presidente da Assembleia Municipal de Loulé, da Assembleia Intermunicipal do Algarve (AMAL) e membro da Comissão Independente para a Descentralização, e de João Guerreiro, antigo reitor da Universidade do Algarve e especialista em Economia Regional, Economia de Inovação e Desenvolvimento Regional e Local.
Também vai intervir Francisco Martins, presidente da Câmara de Lagoa, e defensor da regionalização.
Este é um debate que se «pretende vivo, esclarecedor e profícuo sobre uma temática da maior atualidade e pertinência», diz a Câmara de Lagoa.
«Num momento em que está em curso uma profunda reforma da Administração Pública – a descentralização -, reforma há muito reivindicada pelos cidadãos, em geral, e pelos autarcas, em particular, e em que são volvidos 20 anos sobre a Regionalização, reforma igualmente ambicionada, mas que não passou no crivo do Referendo nacional, impõe-se promover um debate alargado e aprofundado na sociedade em torno da problemática da Reforma do Estado», diz ainda.