Requalificação do IC1 entre Alcácer do Sal e Grândola estará concluída antes do Verão de 2019

«Valeu a pena o empenho dos Municípios de Alcácer do Sal e Grândola, das suas populações, das comissões de utentes, e também de quem, na Assembleia da República, lutou e pressionou para que este dia se concretizasse», disse o autarca Vítor Proença

A requalificação do IC1, entre Alcácer do Sal e Grândola, estará concluída em 2019, antes do próximo Verão, anunciou ontem, no auto de consignação da empreitada, o ministro do Planeamento e Infraestruturas.

A obra, que vai custar 4,6 milhões de euros, prevê a melhoria de um troço de 13 quilómetros entre Alcácer do Sal e Grândola e era reclamada há muitos anos por autarcas e populações do litoral alentejano.

«Hoje consignamos uma obra de 4,6 milhões de euros de investimento global, mas temos também um investimento de 600 mil euros para fazer toda a pavimentação dos cerca de 27 quilómetros a sul deste troço, que também estava necessitado de uma intervenção adicional. Muitas das deficiências que estão identificadas no troço mais a sul, as mais críticas, evidentemente, vão também ser recuperadas», disse o ministro Pedro Marques.

Vítor Proença, presidente da Câmara de Alcácer do Sal, disse que a assinatura do auto de consignação, «é uma alegria, no sentido em que demonstra que valeu a pena o empenho dos Municípios de Alcácer do Sal e Grândola, das suas populações, das comissões de utentes, e também de quem, na Assembleia da República, lutou e pressionou para que este dia se concretizasse».

O edil acrescentou que «a reviravolta neste processo, que sempre sofreu vários atrasos, deu-se quando o assunto foi por mim colocado diretamente ao Primeiro Ministro, quando lhe disse que tinha de agarrar este processo, porque o atraso nas obras era mau demais para a região e para o país».

Aproveitando a presença do ministro do Planeamento e das Infraestruturas, o autarca sublinhou também a «necessidade de a Infraestruturas de Portugal e o Estado intervirem na estrada que liga Alcácer do Sal à Comporta, troço que tem uma procura crescente, e também na estrada entre Alcácer e o Torrão».

Esta obra será levada a cabo pela mesma empresa responsável pela reabilitação da estrada Alberge/Casebres e pela pavimentação e pintura recentes de muitas das estradas de Alcácer do Sal.

Por seu lado, Figueira Mendes, presidente da Câmara de Grândola, salientou que este é o culminar de um processo que ultrapassou todos os limites, lembrando as inúmeras ações de protesto e manifestações promovidas nos últimos anos pela população do litoral alentejano para exigir a requalificação daquele troço do IC1.

O autarca de Grândola aproveitou a presença do ministro Pedro Marques para reivindicar, mais uma vez, que as obras no IC1 se prolonguem até ao nó de Grândola Sul da A2 – troço que também se encontra bastante degradado, bem como, a necessidade urgente de melhoramentos no acesso ao Lousal e de uma passagem desnivelada para a estrada nacional 120.

António Figueira Mendes relembrou igualmente que a região precisa que se concretizem os investimentos estruturantes rodoferroviários há muito adiados, nomeadamente, a conclusão das obras no IC33 e a continuação das obras do IP8 – ligação Sines-Vila Verde de Ficalho, a requalificação e modernização da rede ferroviária e material circulante de passageiros e mercadorias, e a concretização da ligação ferroviária entre Sines e Caia para mercadorias e passageiros.

Na cerimónia, o autarca recordou e valorizou «o empenho e a determinação com que as Autarquias Locais, a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral, as Comissões de Utentes, as Empresas, as Forças de Segurança e a População em geral, lutaram por esta justa causa – sem nunca baixarem os braços».

A assinatura do auto de consignação da empreitada de beneficiação do IC1, entre Alcácer do Sal e Grândola, que decorreu Centro de Manutenção da IP em Grândola, contou com as intervenções dos presidentes das Câmaras Municipais de Alcácer do Sal e de Grândola, bem como de António Laranjo e do ministro Pedro Marques.

 

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