Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
teatro das figuras

A Dieta Mediterrânica é «determinante para a preservação das paisagens alimentares e florestais do país» defendeu ontem, na abertura da feira dedicada àquele tema, em Tavira, o secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural.

Miguel Freitas acrescentou que «na paisagem alimentar do Algarve está a ocorrer uma transformação que parece que é lenta, mas vai ser irreversível», e que se manifesta sobretudo «nos regadios», com a proliferação de estufas e outros sistemas de agricultura super intensiva.

Ora, defendeu o governante, há que «fazer as nossas escolhas», para saber se o que se quer é isso ou «a preservação da paisagem do pomar de sequeiro tradicional do Algarve». «Temos que estudar isso», exortou.

Banner lateral albufeira

Na abertura da sexta edição da Feira da Dieta Mediterrânica, que está a decorrer até domingo na zona ribeirinha de Tavira, a questão do impacto da agricultura e da floresta superintensiva na paisagem é bem pertinente, já que é a paisagem e o que nela se faz e cultiva um dos suportes mais visíveis da Dieta Mediterrânica.

«Se há ideia que pode projetar o país a nível internacional é a Dieta Mediterrânica», frisou também o secretário de Estado, recordando a recente criação de um Centro de Competências da Dieta Mediterrânica, que junta os inúmeros organismos ligados à questão.

Por seu lado, Jorge Botelho, presidente da Câmara de Tavira, cidade que é a comunidade representativa de Portugal no conjunto de países que integra a DM enquanto Património da Humanidade, sublinhou que «há já um longo caminho feito» na valorização desta que é mais do que uma soma de comeres e saberes, um modo de vida.

«Nesta feira não há só empresários, empreendedores, artesãos e agricultores de Tavira. Há aquilo que de mais genuíno se faz em Tavira, no Algarve, em Portugal», acrescentou o autarca.

Hoje, o cabeça de cartaz em termos de espetáculos será o andaluz Diego el Cigala (22h30), seguindo-se Carminho (sábado, dia 8) e Agir (dia 9, domingo). Mas ao longo destes quatro dias de feira há 40 espetáculos de diversas índoles, e em espaços diferentes da cidade, bem como bailes onde se pode aprender danças das diversas margens do Mediterrâneo.

O programa completo da VI Feira da Dieta Mediterrânica pode ser consultado aqui.

 

Fotos: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

 

jf-quarteira

Também poderá gostar

Igreja_Nossa_Senhora_Carmo_Tavira

Funeral dos 4 jovens mortos no acidente em Tavira é amanhã

INEM_er_03

Quatro jovens morrem quando carro se despista e cai ao rio Séqua em Tavira

Ponte antiga-varela-cmt-set09 (3)

Tavira abre novas candidaturas ao Programa Municipal de Apoio ao Arrendamento