Crianças da Pediatria dos hospitais do Algarve visitam o navio-escola Sagres

A visita acontece no âmbito do projeto nacional “Marinheiros da Esperança”

Os “Marinheiros da Esperança” do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) vão conhecer o navio-escola Sagres por dentro, que vai atracar amanhã, quinta-feira, em Faro. Este grupo é formado pelas crianças, pais e profissionais de saúde do Serviço de Pediatria de Faro e Portimão envolvidos num projeto inspirado nos 700 anos da Marinha Portuguesa realizado a nível nacional.

Do projeto “Marinheiros da Esperança” nasceu um livro que «ilustra, com desenhos realizados pelas crianças e jovens internados nos Serviços de Pediatria do Sistema Nacional de Saúde, as aventuras do navio-escola Sagres, destacando de forma criativa os principais momentos desta íntima relação de Portugal com o mar», segundo o CHUA.

Além da edição desta publicação, o projeto promovido pela Marinha Portuguesa, «que lançou o desafio às crianças internadas nos hospitais para serem elas os verdadeiros heróis desta aventura, garantiu ainda a disponibilização online dos trabalhos de pintura no website do projeto “Marinheiros de Esperança” e na página criada para o efeito na rede social Facebook».

«A ideia para a concretização deste projeto surgiu através da iniciativa de Emília Dias da Costa, Francisco Espregueira Mendes e Miguel Marques que, inspirados nas comemorações dos 700 anos da criação formal da Marinha Portuguesa decidiram dedicar uma ação de voluntariado, inserida em programas pedagógicos para crianças que se encontram internadas em pediatrias», enquadrou o CHUA.

A visita do grupo ao navio-escola Sagres está agendada para o dia 6 de Setembro, sexta-feira. Para além das crianças, dos profissionais de saúde e das responsáveis pelo Setor de Educação do Serviço de Pediatria do Centro Hospitalar Universitário do Algarve, a visita vai contar ainda com a presença de representantes do Serviço de Pediatria do Hospital de Portalegre, que também participou no projeto.

Comentários

pub