“AstroFoia” convida a ver as estrelas e a ajudar vítimas do incêndio de Monchique

Também há piquenique astronómico e oficinas de ciência

O Festival de Astronomia “AstroFoia”, que decorre a 15 de Setembro, na Fóia, em Monchique, vai recolher donativos para ajudar as vítimas do grande incêndio que assolou aquele concelho. 

A festa da astronomia decorrerá a partir das 17h00 e «pretende promover a observação astronómica no ponto mais alto do Algarve, fomentar o contacto entre as comunidade de astrónomos e a comunidade de Monchique, em ambiente de convívio, lazer e da promoção da cultura científica», explica o Centro Ciência Viva de Lagos, um dos organizadores da iniciativa.

Após os fogos florestais que devastaram o concelho de Monchique, o “AstroFoia” inclui este ano uma dimensão solidária e de ajuda à comunidade, convidando-se os participantes a levarem um donativo para ajudar Monchique, através da Plataforma Ajuda Monchique.

Foram ainda convidadas a estarem presentes várias associações locais (produtores e projetos de solidariedade) que irão ter os seus produtos à venda.

O III “AstroFoia” incluirá um piquenique de convívio antecedendo as observações astronómicas. Com início às 19h30, pretende-se assim promover a troca de experiências e conhecimento entre astrónomos amadores, equipas dos Centros Ciência Viva e o público em geral. A refeição será em formato de partilha pelo que os participantes são convidados a contribuírem com algo para comer ou beber.

Esta iniciativa é promovida pelo Centro Ciência Viva de Lagos, em parceria com os Centros Ciência Viva de Faro e de Tavira e o Clube de Astronomia de Albufeira.

 

Programa: 

17h00 – Observação do Sol e Oficinas de Ciência
19h30 – Piquenique Astronómico
21h00 – Observação Noturna com uma Viagem pelo Céu de Fim de Verão

Comentários

pub