Nadadores José Vieira e Filipe Santos trazem medalhas do Canadá para Albufeira

José Vieira ganhou duas medalhas, uma de prata e de bronze, Filipe Santos ganhou duas de bronze

Os nadadores José Vieira e Filipe Santos, da equipa de Natação Adaptada do FC Ferreiras, ganharam duas medalhas no Campeonato Mundial DSISO – 9th Down Syndrome World Swimming Championships 2018, que se disputou na cidade de Truro, no Canadá, de 21 a 26 de Julho.

José Vieira, aos 35 anos, sagrou-se vice-campeão do Mundo nos 50m Bruços (medalha de prata) e conquistou o bronze nos 4X50 Estilos. Já Filipe Santos participou nas Estafetas 4X50Estilos e 4X100Estilos, ambas com 3º lugar e medalha de bronze.

Neste campeonato, a Seleção Portuguesa de Síndrome de Down viu oito dos seus atletas conquistarem três medalhas de prata e quatro de bronze e foram batidos 13 records nacionais.

Os dois atletas da equipa albufeirense foram recebidos, na passada semana, pelo presidente da Câmara Municipal de Albufeira, que lhes ofereceu lembranças do Município. José Vieira e Filipe Santos estavam acompanhados por António Colaço, presidente do FC Ferreiras, e por Sónia Demétrio, vice-presidente.

O autarca José Carlos Rolo manifestou o seu contentamento por ver reconhecido o esforço e a qualidade técnica destes atletas. “Albufeira apoia o desporto o melhor que pode e isso dá-nos uma grande satisfação, especialmente quando vemos a dedicação e a força de vencer destes atletas”, referiu o edil.

José Vieira trabalha desde os 16 anos na padaria do Jumbo em Faro. Depois de um dia de trabalho, das 8h00 às 17h00, desloca-se diariamente até às Piscinas Municipais de Albufeira, para treinar das 19h00 às 20h30.

A secção de Natação do Futebol Clube de Ferreiras abraçou o Projeto de Natação Adaptada em 2015, que teve, até agora, como treinador, Paulo Sousa, responsável pelos sucessos do José Vieira e do Filipe Santos.

Além da sua equipa de competição, o clube estabeleceu protocolos com o Município de Albufeira e os Agrupamentos de Escolas do concelho para a criação da disciplina de Natação para os alunos de necessidades especiais educativas, com o objetivo de proporcionar a oportunidade de adaptação ao meio aquático destes alunos.

Comentários

pub