Madrid Maersk, um dos maiores porta-contentores do mundo, escalou o Porto de Sines

Com uma capacidade de 20.568 TEU o Madrid Maersk é agora o maior porta-contentores já alguma vez recebido pelo Porto de Sines

O Terminal de Contentores de Sines TXXI recebeu na sexta-feira, dia 3 de Agosto, a escala do navio “Madrid Maersk”, com capacidade para 20.568 TEU (contentores de 20 pés), que integra o top-10 dos maiores porta-contentores do mundo.

Este navio está inserido no serviço SILK que liga o Extremo Oriente à Europa, sendo operado pela aliança 2M que integra os dois principais armadores mundiais, a MSC – Mediterranean Shipping Company e a Maersk.

Semanas depois do Porto de Sines ter recebido o “MSC Eloane”, até ao momento, o maior porta-contentores a atracar no Terminal XXI e em portos nacionais, o record foi ultrapassado pelo gigante “Madrid Maersk”, o primeiro de vários navios da segunda geração da classe Triple-E a ser entregue pelos estaleiros da Daewoo Shipbuilding & Marine Engineering (DSME) à Maersk.

A receção dos maiores e mais modernos navios existentes no mercado atesta as características físicas e operacionais do Porto de Sines, e do Terminal XXI concessionado à PSA Sines, em estar presente nas principais rotas do shipping internacional.

Aquando do seu lançamento em 2017, o “Madrid Maersk” foi o segundo navio a ultrapassar a fasquia dos 20.000 TEU. Com capacidade para transportar 20.568 TEU, este navio apresenta 399 metros de comprimento, 58.6 m de boca de sinal (largura) e 196 mil toneladas de deadweight.

O “Madrid Maersk” zarpou do porto de Tanjung Pelepas, na Malásia, em direção a Sines, sendo este o primeiro porto europeu escalado nesta viagem.

Após a operação, na qual está prevista a movimentação de mais de 4.000 TEU, seguirá para o norte da Europa, para o Porto de Bremerhaven, na Alemanha.

Comentários

pub