Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

A desejada Rede de Rega da Várzea de Odeleite, em Castro Marim, vai ser construída, num investimento de 1,8 milhões de euros. 

O Município de Castro Marim e a Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve já assinaram o contrato-programa que dará início à construção desta Rega da Várzea de Odeleite. O contrato também já foi homologado por Capoulas Santos, ministro de Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural.

«O sistema da rede de rega da Várzea de Odeleite é uma obra ambicionada há mais de 20 anos, desde a inauguração da Barragem de Odeleite, em 1997, que estava destinada ao abastecimento de água para consumo humano, função que tem assumido nestas décadas, e para sistemas de rega», diz a Câmara de Castro Marim.

são brás de alportel

Da barragem depende o aproveitamento hidroagrícola do Sotavento Algarvio, que beneficia uma área de cerca de 8600 hectares de terrenos agrícolas dos concelhos de Castro Marim, Tavira, Vila Real de Santo António e Olhão.

Desde então, que Odeleite idealiza um sistema de rega para os terrenos na margem da ribeira a jusante. Em 2017, iniciou-se um processo de candidatura a apoio comunitário, numa parceria entre a Direção Regional de Agricultura, a Cooperativa Agrícola e de Rega de Odeleite e a DGRADR -Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e o Município de Castro Marim.

A área total a beneficiar pelo sistema será aproximadamente de 132 hectares, de acordo com o delimitado pelas entidades competentes, situando-se a jusante da Barragem e desenvolvendo-se ao longo da Ribeira de Odeleite.

«A construção da rede de rega permitirá melhorar as condições de produção dos agricultores daquela área, permitindo inclusivamente a diversificação de culturas», diz a Câmara de Castro Marim.

Esta obra representa um investimento de cerca de 1,8 milhões de euros, financiada a 100% pelo programa PDR2020.

O executivo da Câmara Municipal de Castro Marim acredita que, «embora tarde, esta obra trará uma nova dinâmica económica, social e até empresarial à freguesia de Odeleite, mas acima de tudo ao Baixo Guadiana» pois este investimento «beneficia os terrenos com melhor aptidão agrícola do concelho de Castro Marim».

inframoura cada gota importa

Também poderá gostar

Cais Castro Marim

Castro Marim quer melhorar Cais e respetivos acessos

Água - torneira

Castro Marim quer estender rede de abastecimento de água no interior

Sul Informação - Castro Marim promove rastreios dermatológicos gratuitos

240 pessoas participaram em rastreio dermatológico gratuito em Castro Marim