Vai avançar a rede de rega da várzea de Odeleite

Obra promete dar melhores condições de produção aos agricultores

A desejada Rede de Rega da Várzea de Odeleite, em Castro Marim, vai ser construída, num investimento de 1,8 milhões de euros. 

O Município de Castro Marim e a Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve já assinaram o contrato-programa que dará início à construção desta Rega da Várzea de Odeleite. O contrato também já foi homologado por Capoulas Santos, ministro de Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural.

«O sistema da rede de rega da Várzea de Odeleite é uma obra ambicionada há mais de 20 anos, desde a inauguração da Barragem de Odeleite, em 1997, que estava destinada ao abastecimento de água para consumo humano, função que tem assumido nestas décadas, e para sistemas de rega», diz a Câmara de Castro Marim.

Da barragem depende o aproveitamento hidroagrícola do Sotavento Algarvio, que beneficia uma área de cerca de 8600 hectares de terrenos agrícolas dos concelhos de Castro Marim, Tavira, Vila Real de Santo António e Olhão.

Desde então, que Odeleite idealiza um sistema de rega para os terrenos na margem da ribeira a jusante. Em 2017, iniciou-se um processo de candidatura a apoio comunitário, numa parceria entre a Direção Regional de Agricultura, a Cooperativa Agrícola e de Rega de Odeleite e a DGRADR -Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e o Município de Castro Marim.

A área total a beneficiar pelo sistema será aproximadamente de 132 hectares, de acordo com o delimitado pelas entidades competentes, situando-se a jusante da Barragem e desenvolvendo-se ao longo da Ribeira de Odeleite.

«A construção da rede de rega permitirá melhorar as condições de produção dos agricultores daquela área, permitindo inclusivamente a diversificação de culturas», diz a Câmara de Castro Marim.

Esta obra representa um investimento de cerca de 1,8 milhões de euros, financiada a 100% pelo programa PDR2020.

O executivo da Câmara Municipal de Castro Marim acredita que, «embora tarde, esta obra trará uma nova dinâmica económica, social e até empresarial à freguesia de Odeleite, mas acima de tudo ao Baixo Guadiana» pois este investimento «beneficia os terrenos com melhor aptidão agrícola do concelho de Castro Marim».

Comentários

pub