Ranking de Xangai coloca Universidade do Algarve entre as melhores do mundo

Áreas de hotelaria, turismo, oceanografia e ecologia são as distinguidas

O Shanghai Ranking’s Global Ranking of Academic Subjects voltou a colocar a Universidade do Algarve na lista das melhores do mundo nas áreas de Hotelaria e Turismo, Oceanografia e Ecologia. 

Nas áreas de Hotelaria e Turismo e de Oceanografia, a UAlg aparece na posição #101-150 e, na área da ecologia, no intervalo #201-300.

«Os resultados obtidos decorrem, em larga medida, da investigação na área do Mar e Ambiente e do Turismo, associada aos cursos de licenciatura como os de Biologia Marinha, Gestão Marinha e Costeira, Biologia e Bioquímica, Turismo e de Gestão Hoteleira, bem como mestrados e doutoramentos nestes domínios», justifica a UAlg.

Neste ranking são avaliadas 52 áreas científicas, nas quais são listadas até 500 instituições de ensino superior, de entre mais de 1400 instituições oriundas de 80 países.

O Shanghai Ranking’s Global Ranking of Academic Subjects baseia-se em indicadores de produtividade científica e qualidade da investigação, utilizando diferentes indicadores recolhidos de bases de dados reconhecidas internacionalmente, tais como o número de artigos científicos publicados, a qualidade das publicações científicas medida através do número de artigos que integram a categoria dos mais citados na área em avaliação, o número de citações, os artigos publicados com colaboração internacional (índice de internacionalização) e prémios recebidos.

Este é um ranking que considera num dos principais indicadores (número de publicações) valores absolutos, não relativizando com base na dimensão das instituições o que faz com que as mais pequenas fiquem em desvantagem.

«O ranking de Xangai é um dos mais prestigiados do mundo, sendo também o mais antigo», conclui a UAlg.

Comentários

pub
pub