Festival de Jazz volta a animar Moncarapacho

O MonJazz – Festival de Jazz de Moncarapacho volta a animar, nos dias 6, 7 e 8 de Julho esta […]

O MonJazz – Festival de Jazz de Moncarapacho volta a animar, nos dias 6, 7 e 8 de Julho esta localidade do concelho de Olhão. 

«Num ambiente único, o palco vai estar montado em frente à Igreja da Misericórdia, na Praça da República, em Moncarapacho, e durante três dias irão atuar grandes nomes do jazz português e espanhol», diz a União de Freguesias de Moncarapacho e Fuzeta, que organiza a iniciativa.

O festival começa no dia 6 (sexta-feira) com o grupo luso espanhol “Cuarteto Ibérico”, de Miguel Martins & Javier Orti, que vão tocar arranjos originais e melodias da música popular portuguesa e do flamenco, em ritmos enérgicos.

Miguel Martins & Javier Orti “Cuarteto Ibérico” é um grupo com sede em Sevilha e que conta com várias participações em festivais de jazz em Espanha e Portugal. Com oito anos de existência, a banda conseguiu unificar as culturas ibéricas, com um estilo único.

O repertório vai desde a melodia popular portuguesa ao flamenco, passando pelo Be Bop e o Hard Bop. Com arranjos originais misturados com outros estilos musicais, criam ritmos intensos e cativantes.

«Miguel Martins, guitarrista, nasceu em Faro e tem uma linguagem musical muito própria. Javier Ortí, brilhante saxofonista de Sevilha, partilha cumplicidade e uma intensa química musical com Miguel Martins, tendo trabalhado juntos fora das fronteiras dos países ibéricos, com destaque para as atuações em clubes de jazz de Londres», diz a União de Freguesias.

A estes dois músicos juntam-se o contrabaixista Juan Masana e o baterista Nacho Megina, formando um quarteto que oferece «uma experiência única, intensa e altas doses de improvisação».

No dia 7 de Julho (sábado) atua a Bibádoá – Big Band do Algarve, um agrupamento de jazz constituído por 18 elementos. Este grupo recria a sonoridade das tradicionais big band americanas dos anos 30 e 40, interpretando temas de jazz clássico dos grandes compositores de swing, como Duke Ellington, Glenn Miller, Sammy Nestico e Benny Goodman.

Em 2001, os professores Ricardo Carvalho e João Fagulha e os seus alunos resolvem avançar para a criação de uma Orquestra de Jazz, para poderem expressar o seu trabalho e gosto por este género musical. Durante um ano trabalharam, ultrapassaram obstáculos e até 2013 estabeleceram-se como grupo autónomo ligado à Casa do Povo de Moncarapacho.

Em Janeiro de 2002, a Bibádoá – Big Band do Algarve apresenta-se, finalmente, ao público, numa atuação no Teatro Lethes, em Faro, que completamente esgotado reconheceu este projeto e deu ânimo a uma história – já com 17 anos – de enorme sucesso.

Desde essa data a banda tem atuado em diversos locais e eventos, como, por exemplo, a “Concentração de Motos de Faro” em 2004, 2006 e 2011, em parceria com a Orquestra do Algarve, no Centro Cultural de Belém – Espaço Jazz, além de inúmeros bailes de gala em congressos, eventos turísticos, animação de rua.

O evento encerra no dia 8 (domingo) com o MonJazz 2018 Project, grupo constituído de propósito para este festival e que integra, na sua maioria, músicos residentes na União de Freguesias de Moncarapacho e Fuzeta.

Organizado pela União de Freguesias de Moncarapacho e Fuzeta e com entradas livres, os concertos terão início às 21h45 e o palco estará montado na Praça da República, em Moncarapacho.

Comentários

pub