Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
zoomarine

Sul InformaçãoA Feira do Livro de Olhão (FLO) realiza-se de 14 a 21 de Julho, no Jardim Patrão Joaquim Lopes, num evento que «já é uma referência» e quer ser «mais um sucesso». Mais pavilhões com venda de livros mas também exposições, teatro e música são chamativos da edição deste ano da FLO.

Adriana Freire Nogueira, uma das programadoras, com Sandra Boto, deste evento da Câmara Municipal de Olhão, explicou, em conversa com o Sul Informação, que a Feira do Livro «mantém uma estrutura semelhante ao ano passado».

«Tentámos juntar autores que morem no Algarve, com os outros que venham de fora para mostrar o que se faz no panorama literário nacional, abrangendo vários géneros», disse.

jf-quarteira

Todos os dias, às 21h30, no “À noite, na FLO” serão, então, recebidos vários convidados. Tudo começa no dia 14, com Miguel Miranda, ligado, por exemplo, ao romance policial, e Luís Ene. No dia seguinte há Filipa Martins e Paulo M. Morais, seguido, a 17 de Julho, da sessão com Isabel Rio Novo e António Manuel Venda.

A noite de dia 18 tem poesia, com João Luís Barreto Guimarães, mas também Marco Mackaaij e Catherine Dumas. No dia 19, “À Noite, na FLO” faz-se com Manuela Sabino e Paulo Cunha.

A 20 de Julho, Ana Cristina Leonardo, natural de Olhão e tem um novo livro, chamado, “No Centro do Mundo”, é uma das convidadas, assim como António Ladeira. Estas conversas terminam, no dia 21, com Rita Ferro e Eduardo Jorge Duarte.

Sul InformaçãoMas nem só destas sessões se faz a Feira do Livro.

Uma das novidades são as “Conversas ao fim da tarde”, a acontecer de terça-feira a sexta-feira, às 18h00, com escritores residentes no concelho de Olhão, numa iniciativa da Junta de Freguesia local.

«Queremos que as pessoas venham à Feira conhecer autores de que gostam e descobrir outros novos. Vamos estimular a conversa e esperamos que a FLO seja mais uma vez um sucesso», referiu Adriana Freire Nogueira.

E, como esta é uma «feira do livro mais alargada», também há teatro, música, fotografia e pintura.

Nas artes plásticas, no dia da abertura, 14 de Julho, inaugura-se uma exposição de pintura do Centro de Arte de Pintores Olhanenses e do OLHAM – Clube de Fotografia de Olhão.

No que diz respeito ao teatro, e integrado nas comemorações do 10º aniversário da Biblioteca Municipal José Mariano Gago, Virgílio Castelo traz a peça “O último dia de um condenado” no dia 14.

Já a 16, é a vez do popular Jorge Serafim encantar com “Contos ao serão”. Em três noites na semana, o ator Alexandre Lopes abre “À noite, na FLO”, com um espetáculo especial, “Serenata em passeio”, de drama, canto e dança.

Na programação musical, no dia 20, Carlos Alberto Moniz vem “Cantar poetas” e a 3ª edição da Feira do Livro de Olhão encerra com Sérgio Gonçalves e Amantes d’Fado, que cantam Amália.

Quanto aos stands de venda de livros, este ano vão ser 16, num total de oito expositores. Uma das novidades é a inclusão de um pavilhão de venda de Banda Desenhada e Manga, um género «ao qual, por vezes, não se dá tanto valor, mas que não deixa de ser literário», concluiu Adriana Freire Nogueira, ao Sul Informação. 

Para consultar o programa completo, clique aqui.

Adicione este evento ao seu calendário

Banner lateral albufeira
dengun

Também poderá gostar

Sul Informação - João Morgado vence Prémio Literário Santos Stockler 2022/2023

João Morgado vence Prémio Literário Santos Stockler 2022/2023

Sul Informação - Laurinda Aguiar da Silva apresenta “O Lápis Azul” no Museu de Faro

Laurinda Aguiar da Silva apresenta “O Lápis Azul” no Museu de Faro

Sul Informação - Jazz nas Adegas leva Silves Filarmónica Combo à Quinta do Barranco Longo

Festival de Jazz anima Moncarapacho