Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
zoomarine

Sul InformaçãoO Exército Português está a patrulhar espaços florestais e rurais do concelho de Loulé durante o período crítico de incêndios (1 de Julho até 30 de Setembro).

Esta iniciativa surge no âmbito do protocolo de cooperação existente entre o Município de Loulé e o Exército Português – Regimento de Infantaria nº 1 «e de forma a dar continuidade à estratégia preventiva adotada pela Câmara Municipal de Loulé no âmbito da Defesa da Floresta Contra Incêndios», diz a autarquia.

Assim, durante o período crítico de incêndio florestal, o Exército vai estar nos espaços florestais e rurais no concelho louletano, visto que é aquele em que o índice de risco é maior, por forma a diminuir a probabilidade da sua ocorrência, reforçando também a segurança das populações e dissuadindo comportamentos negligentes.

vamos à vila 2025

O patrulhamento militar é efetuado, todos dias, através uma viatura 4×4 com três elementos, realizando em média 140 quilómetros por dia na zona interior do território.

Além do Exército Português constituem ainda o Dispositivo de Patrulhamento e Vigilância no Concelho o Serviço Municipal de Proteção Civil, a Equipa Municipal de Intervenção Florestal, as Brigadas de Jovens do Programa de Voluntariado Jovem, a Guarda Nacional Republicana, a Equipa de Sapadores Florestais da Associação de Produtores Florestais da Serra do Caldeirão e os Vigilantes da Natureza do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (que operam na zona da Ria Formosa).

Existem ainda no Município duas Torres de Vigia (Zebro e Malhão), ambas na freguesia de Salir.

40% do total da área do concelho de Loulé é ocupada pelas classes de perigo florestal muito elevada, incluindo as áreas de Paisagem Protegida da Rocha da Pena e Fonte Benémola, sendo que cerca de 54% do território municipal é abrangido pela Rede Natura 2000.

De acordo com o Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, no Algarve Loulé é o município que tem o maior número de aldeias e aglomerados (141) integrados nas 4 freguesias – Alte (33), Ameixial (16), Salir (54) e União de Freguesias (38) – consideradas com o primeiro grau de prioridade no âmbito Defesa da Floresta Contra Incêndios.

lagos eventos
municipio de odemira

Também poderá gostar

Feira Social1

Feira Social de Loulé dá a conhecer trabalho das instituições este sábado

Semana do Clima

Loulé promove mais uma edição da Semana do Clima

Obras zona histórica de Loulé. Maio 2025. MC (3)

Loulé garante que «todas as condições estão asseguradas para o MED», apesar das obras na zona histórica