Câmaras do Algarve e Alentejo apoiam campanha que alerta para doença no coração

Iniciativa quer alertar para a estenose aórtica, uma doença no coração

As Câmaras de Faro, Lagoa, Lagos, Olhão, Portimão, Silves, Tavira e Vila do Bispo estão a promover a campanha “Corações de Amanhã”, junto dos munícipes, com o objetivo de sensibilizar para a estenose aórtica, uma doença que afeta pessoas com mais de 70 anos.

No Baixo Alentejo, Odemira e Mértola também apoiam a campanha.

Esta iniciativa é promovida pela Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC), com o Alto Patrocínio da Presidência da República, e serve para assinalar o Dia Mundial dos Avós (26 de Julho).

«A estenose aórtica é uma doença de uma válvula do coração que afeta pessoas mais idosas e, por isso, muitas vezes os seus sintomas (cansaço, dor no peito, desmaios) são desvalorizados pela associação errada ao envelhecimento. Desta forma é importante investir os nossos esforços no reconhecimento dos sintomas da doença por parte da população, permitindo, assim, um diagnóstico e encaminhamento mais rápido dos doentes», diz Lino Patrício, coordenador nacional da campanha “Corações de Amanhã”.

A aorta é a principal artéria do nosso corpo que transporta sangue para fora do coração. Quando o sangue sai do coração flui da válvula aórtica para a artéria aorta.

A válvula aórtica tem como função evitar que o sangue bombeado pelo coração não volte para trás. Na presença de estenose, a válvula aórtica não abre completamente, vai ficando cada vez mais estreita e isso diminui o fluxo sanguíneo do coração. Se não for detetada atempadamente, esta doença pode limitar muito a qualidade de vida e até ter um desfecho letal.

A campanha “Corações de Amanhã” pretende aumentar o conhecimento e compreensão sobre estenose aórtica, promovendo o seu diagnóstico e tratamento precoce.

Para mais informações, clique aqui.

A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular, uma entidade sem fins lucrativos, tem por finalidade o estudo, investigação e promoção de atividades científicas no âmbito dos aspetos médicos, cirúrgicos, tecnológicos e organizacionais da Intervenção Cardiovascular.

 

Créditos da foto: Depositphotos

Comentários

pub