Alvor vai ter uma ambulância do INEM em permanência durante o Verão

Alvor vai ter uma ambulância do INEM estacionada em permanência durante o que resta do Verão. Um novo Posto de […]

Alvor vai ter uma ambulância do INEM estacionada em permanência durante o que resta do Verão. Um novo Posto de Emergência Médica do Instituto Nacional de Emergência Médica, que será operacionalizado pela Delegação de Portimão da Cruz Vermelha Portuguesa foi inaugurado esta quarta-feira na vila do concelho de Portimão.

O Local Estratégico de Pré-posicionamento da Proteção Civil Municipal portimonense permitirá, segundo a Câmara de Portimão, «ter uma ambulância de emergência “à porta” e que servirá prioritariamente aquela freguesia».

A autarquia acrescentou que, «à semelhança dos destacamentos já operacionalizados na Senhora do Verde e no Aeródromo Municipal», esta medida «visa aproximar os meios das áreas de maior procura operacional ou risco».

«Neste caso específico estima-se reduzir em cerca de 8 minutos o tempo médio de prestação de socorro na época de maior afluxo turístico e mais transito naquela localidade», disse a autarquia.

Além de permitir a «antecipação na chegada do meio às ocorrências naquela localidade – que representam mais de 15% da atividade operacional no concelho -», a instalação em permanência de uma ambulância do INEM «assegura ainda a presença de uma equipa diferenciada com Desfibrilhador Automático Externo (DAE) no coração da vila de Alvor, contribuindo para uma comunidade mais resiliente em situações de acidente grave ou catástrofe».

Para a presidente da Câmara de Portimão Isilda Gomes, «todas as medidas que reduzam o tempo de resposta do socorro» são importantes. «É de capital importância garantir que Portimão continue a ser reconhecido como um destino turístico seguro», defendeu.

Comentários

pub