Universidade do Algarve passa a ter pós-graduação em “Design e Prototipagem Rápida”

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve (UAlg) vai oferecer, em 2018/2019, pela primeira vez, o curso […]

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve (UAlg) vai oferecer, em 2018/2019, pela primeira vez, o curso de pós-graduação em “Design e Prototipagem Rápida”.

Segundo a UAlg, «trata-se de um curso que abordará novas técnicas no desenvolvimento de prototipagem rápida e de fabrico digital, baseadas em impressão 3D. A 2ª fase de candidaturas já está a decorrer e termina a 6 de Julho».

«O Design e a Prototipagem Rápida, aplicados em impressoras 3D, têm nos últimos anos sofrido um crescimento exponencial em diversas áreas do saber e da produção empresarial e industrial, tendo em conta a sua importância no desenvolvimento de novos produtos de uma forma mais económica e sustentável. As suas áreas de desenvolvimento encontram-se na engenharia, na arquitetura, na medicina, na agricultura, na aeroespacial, entre muitas outras».

Este novo curso de pós-graduação «representa uma forte necessidade por parte das empresas, já que não existe atualmente nenhuma formação similar no Ensino Superior português», diz a UAlg.

Por isso, este curso, «com um carácter formativo teórico-prático muito forte, permite utilizações desde o desenvolvimento do produto, com uma forte componente de sustentabilidade, até à formação de empresas inovadoras».

Os destinatários são licenciados, ou com grau académico superior, que trabalhem ou pretendam trabalhar em áreas afins à prototipagem e desenvolvimento de produtos através da impressão 3D, quer em ambiente empresarial ou industrial, quer no ensino básico, secundário, politécnico ou universitário.

Comentários

pub