Documentários com estreia ao ar livre divulgam património imaterial de Castro Marim

“Os Dias do Sal” e “A Sabedoria na Ponta dos Dedos – O Mito do Acordeão Algarvio” são dois documentários […]

“Os Dias do Sal” e “A Sabedoria na Ponta dos Dedos – O Mito do Acordeão Algarvio” são dois documentários da autoria de Ivan Dias que falam sobre a vida de Castro Marim e estreiam esta sexta-feira e sábado, ao ar livre, no Revelim de Santo António. 

Na sexta-feira, 15 de Junho, às 21h00, o Revelim de Santo António acolhe a apresentação de “Os Dias do Sal”.

Este é «um trabalho inédito, com a participação de Carlos do Carmo, Pilar del Rio, João Frade e os homens e mulheres do sal de Castro Marim», conta a Câmara Municipal.

«A identidade castromarinense, profundamente ligada à exploração do sal, é o âmago deste documentário, que vai muito além da explanação da atividade salineira e que procura descortinar o sal que há nas vidas de quem entrega a vida ao sal».

“A Sabedoria na Ponta dos Dedos – O Mito do Acordeão Algarvio” é o primeiro registo imaterial de valorização e promoção do acordeão na cultura algarvia, num trabalho articulado com a Associação Mito Algarvio e a participação de grandes mestres com a sabedoria na ponta dos dedos, e será apresentado no sábado, às 21h00, também no Revelim de Santo António.

«São trabalhos riquíssimos do ponto de vista da conservação e divulgação do património local imaterial, resultado de dois anos de recolha intensiva de testemunhos e histórias de vida. As apresentações decorrem neste espaço privilegiado que é o Revelim de Santo António, de contacto com a natureza e com o património, ar livre e em ecrã gigante», realçou Filomena Sinta, vice-presidente da Câmara de Castro Marim.

Os dois documentários são uma organização da Câmara Municipal de Castro Marim, com a chancela da Direção Regional de Cultura, contando o “Dias do Sal” com a colaboração do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, da Cooperativa Terras de Sal, da empresa municipal Novbaesuris e com o cofinanciamento do Programa Operacional Mar 2020.

Comentários

pub