Rogério Bacalhau: Deus Oceano como Tesouro Nacional «é orgulho para Faro e para o Algarve»

A classificação como Tesouro Nacional do mosaico romano do Deus Oceano, a peça mais emblemática do Museu Municipal Faro, é […]

Sala do mosaico romano do Deus Oceano

A classificação como Tesouro Nacional do mosaico romano do Deus Oceano, a peça mais emblemática do Museu Municipal Faro, é «um orgulho para Faro e para o Algarve», considerou o presidente da Câmara de Faro Rogério Bacalhau, em declarações ao Sul Informação.

«Estamos todos de parabéns, em particular a equipa do Museu que recuperou o mosaico e procuraram mecenas para os ajudar – com o nosso apoio, claro. Assim, a primeira palavra vai para eles. A segunda é para o município de Faro, que nunca tinha tido um Tesouro Nacional e que agora passa a ter», acrescentou.

Apesar de ser um dia de festa, Rogério Bacalhau não deixa de recordar o longo caminho que se teve de percorrer para ter a distinção, que, disse, foi marcado pela dificuldade em obter informações da parte do poder central.

«O processo burocrático demorou muito tempo. Houve até aqui uma altura que nós achámos que não queriam reconhecer o mosaico ou que havia ali qualquer coisa. Mas, felizmente, tudo chegou a bom porto», disse.

O próprio presidente da Câmara de Faro acabou por saber da boa nova através do artigo que o Sul Informação publicou esta tarde. «Não sabia que ia hoje a Conselho de Ministros, pensava que ainda andava lá pela secretaria. E não foi por falta de pedidos de informações que eu não sabia disso», assegurou.

Agora, só falta a publicação da decisão em Diário da República, para oficializar o mosaico do Deus Oceano como Tesouro Nacional.

Comentários

pub