Executivo municipal de Albufeira recebeu formação em suporte básico de vida

O executivo municipal de Albufeira recebeu, no passado sábado, 26 de Maio, formação especial para suporte básico de vida.  Foi […]

O executivo municipal de Albufeira recebeu, no passado sábado, 26 de Maio, formação especial para suporte básico de vida. 

Foi um dia «diferente» para José Carlos Rolo, presidente da Câmara, assim como os vereadores, chefe de gabinete e adjunto do presidente.

Esta ação, que se realizou no Quartel dos Bombeiros de Albufeira, está incluída no Programa de Desfibrilhação Automática de Albufeira (PDAE) e José Carlos Rolo «quis dar o exemplo», segundo a Câmara de Albufeira, chamando «a sua equipa para que todos possam estar devidamente integrados neste programa».

Apresentado no passado mês de Setembro, o Programa de Desfibrilhação Automático (PDAE) de Albufeira permitiu ao longo deste tempo um conjunto alargado de formações junto de várias dezenas de voluntários, entre civis e militares, que passam a integrar o programa enquanto socorristas de proximidade, podendo atuar em situações de paragem cardiorrespiratória.

O Programa de Desfibrilhação Automático (PDAE) prevê a colocação de 11 equipamentos na via pública, cabines que estarão equipadas com um desfibrilhador e que permitirão dar uma primeira resposta em situação de paragem cardiorrespiratória, possibilitando ainda um contacto direto com os Bombeiros para uma resposta mais eficiente.

A iniciativa do Município de Albufeira «é já considerada, pela sua inovação, um caso de estudo em matéria de programas DAE comunitários, existindo vários Municípios Portugueses com a intenção de seguir este exemplo».

José Carlos Rolo, que teve oportunidade de receber a formação e de estar em contacto com estes equipamentos, refere que «esta é uma iniciativa que promovemos porque Albufeira tem responsabilidades acrescidas em termos turísticos e como tal, é importante colaborarmos numa resposta cada vez mais eficiente em termos de saúde e segurança».

O autarca sublinha ainda «o envolvimento de várias dezenas de operacionais que permitirão um trabalho em rede de maneira a que possamos melhorar o tempo e a qualidade da resposta nestes casos, onde muitas vezes esses fatores são decisivos».

Comentários

pub