
O Bloco de Esquerda questionou o Ministério do Planeamento e das Infraestruturas sobre a estrada do Furadouro, situada a norte de São Bartolomeu de Messines, concelho de Silves, e que é «o principal acesso à Barragem do Funcho».
Este é um problema que preocupa «à mais de uma década os residentes» do aglomerado habitacional que a via atravessa, tendo em conta que este local é «palco frequente de acidentes diversos e de manobras difíceis e perigosas por parte de condutores em operações de marcha-atrás».
«A estrada municipal do Furadouro está localizada no bairro do Furadouro, aglomerado habitacional situado a norte de São Bartolomeu de Messines, no concelho de Silves, e compreende um ponto crítico num percurso de cerca de 100 metros em que a via tem apenas cerca de 3 metros de largura e é encimada por uma lomba acentuada com visibilidade nula», descrevem os deputados do Bloco.
Tendo em conta «os escassos metros de largura» da estrada, é frequente que aqui haja acidentes. Até porque esta via, além de servir a localidade do Furadouro, é, igualmente, «o principal acesso à Barragem do Funcho, local muito procurado por turistas e visitantes na procura de atividades de lazer e desportivas, como a pesca, a natação, o windsurf e a vela».
Neste momento, «está em curso um abaixo-assinado entre os residentes da zona do Furadouro, referindo a via estreita e a perigosidade da mesma», iniciativa que levou os deputados do Bloco de Esquerda João Vasconcelos e Heitor de Sousa, o primeiro do quais eleito pelo círculo eleitoral do Algarve, a questionar o Governo, na Assembleia da República, sobre esta estrada.
Os bloquistas querem saber se o Governo tem conhecimento da situação e se vai «atuar, e de que forma, para que a situação seja rápida e positivamente solucionada».
Comentários