Albufeira inaugura época balnear com projeto inovador para daltónicos

A iniciativa “ColorAdd” vai permitir a pessoas daltónicas saberem, através de códigos, qual é a cor da bandeira que está […]

Vereador Rogério Neto e José Carlos Rolo, presidente da Câmara de Albufeira

A iniciativa “ColorAdd” vai permitir a pessoas daltónicas saberem, através de códigos, qual é a cor da bandeira que está hasteada no momento e é a grande novidade na época balnear de Albufeira que começou, de forma oficial, esta terça-feira, 15 de Maio.

Para celebrar o início da época balnear, houve um evento na Praia dos Pescadores, em Albufeira. Em declarações ao Sul Informação, José Carlos Rolo, presidente da Câmara de Albufeira, referiu que o “ColorAdd”, que vai ser implementado em todas as praias vigiadas do concelho, é «um projeto muito simples mas com alguma inovação».

A iniciativa torna uma ida à praia para pessoas que têm daltonismo muito mais fácil. «No fundo, é fazer corresponder as cores das bandeiras, tendo em conta o grau de perigo que tem o mar», explicou. Estas bandeiras terão um contraste e símbolo específicos que poderão ser facilmente identificados pelos daltónicos.

Este novo projeto é «inventado por portugueses» e foi uma das novidades desvendadas durante a abertura da época balnear, além do anúncio da implementação, no próximo ano, de um projeto, com «alguma envergadura, no sentido de melhorar e requalificar todos os acessos às praias, com estacionamento devidamente organizado».

Neste momento, a autarquia algarvia está a «recuperar as passadeiras que ficaram um pouco deterioradas» devido ao mau tempo de Inverno, embora a Câmara Municipal ainda não tenha recebido os fundos do Governo.

Em relação às descargas de águas pluviais na zona do Inatel, José Carlos Rolo afirmou ao Sul Informação que «vai surgir dentro de poucos dias» uma empreitada no local. O objetivo passa por minimizar os problemas causados pelo arrastamento das areias, sobretudo depois de períodos de muita chuva.

Para este Verão, estão também marcadas várias campanhas de sensibilização. A primeira é sobre a questão das arribas, «que é um problema que nos traz sempre alguma atenção redobrada, tendo em conta a tragédia que aconteceu na Praia Maria Luísa há alguns anos».

Uma vez que, «na praia», nem «tudo é bom e são necessários alguns cuidados», a autarquia de Albufeira vai também lançar uma campanha de sensibilização direcionada para a insolação, para as pessoas evitarem a exposição ao sol sem protetores solares.

Para 2019, está ainda prevista a iluminação de todos os acessos às praias e a colocação de painéis solares fotovoltaicos, «para mostrar que Albufeira também é amiga do ambiente».

«A época balnear no Algarve devia ser todos os dias, quando as condições de segurança o permitissem e quando houvesse essa disponibilidade por parte dos concessionários e da autarquia», defendeu Desidério Silva, presidente da Região de Turismo do Algarve, destacando ainda que, no total, haverá  89 praias com Bandeira Azul, em todo o Algarve, que é a zona do país mais distinguida.

A chegada do presidente da Câmara de Albufeira não incomodou os turistas que até dormiam…

Albufeira é recordista nacional no número de bandeiras azuis, que serão hasteadas no próximo dia 4 de Junho em 25 praias daquele concelho, além de 16 delas serem também «praias acessíveis», como explicou o presidente da Câmara local.

Na abertura da época balnear, estiveram presentes a Guarda Nacional Republicana, a Autoridade Marítima, os Bombeiros Voluntários e a Associação de Nadadores Salvadores de Albufeira.

Além de várias atividades lúdicas e lições de segurança e ambientais para as crianças das escolas primárias do concelho, todos puderam assistir a um simulacro da atuação dos nadadores salvadores da Praia dos Pescadores.

 

Fotos: Gonçalo Dourado | Sul Informação

Comentários

pub