12 épocas depois, Ricardo Pessoa despede-se do “seu” Portimonense e do futebol

A história de Ricardo Pessoa com o Portimonense escreve-se ao longo de 12 épocas. Durante esse período, o emblemático capitão […]

Foto: Nelson Inácio | Sul Informação

A história de Ricardo Pessoa com o Portimonense escreve-se ao longo de 12 épocas. Durante esse período, o emblemático capitão viveu o melhor e o pior. No total, foram mais de 400 os jogos que disputou com o emblema algarvio ao peito. Este domingo, 13 de Maio, tudo chega ao fim. 

O anúncio veio da boca do próprio jogador: o jogo frente ao Paços de Ferreira para a última jornada da I Liga, marcado para as 18h00 de hoje, será o último de Ricardo Pessoa enquanto profissional de futebol.

«É um momento difícil, mas este vai ser o meu último jogo da carreira enquanto jogador. Foi uma decisão ponderada juntamente com a família e comunicada à SAD e à equipa técnica. É um momento para o qual não quero olhar com tristeza, mas como um dia de alegria e felicidade», disse o jogador, na conferência de imprensa de antevisão do jogo com o Paços.

Foi na longínqua época de 2005/2006 que Ricardo Pessoa chegou ao Portimonense, vindo do Vitória de Setúbal. Ao serviço do clube do Sado, apesar de pouco utilizado, já tinha disputado a I Liga, além de ter alcançado uma conquista notável.

É que o defesa direito fez parte da equipa do Setúbal que ganhou a Taça de Portugal ao Benfica de Trapatoni, em 2004/2005.

Pessoa chegou ao Portimonense para disputar a II Liga e, desde cedo, agarrou o lugar. Ao serviço da equipa algarvia, atravessou muitas épocas até à primeira grande alegria: a subida de divisão, em 2009/2010.

Na época seguinte, voltou a disputar o principal escalão do futebol português, mas rapidamente voltou à II Liga, uma vez que o Portimonense desceria de divisão logo em 2010/2011.

Mas Pessoa ficou, ficou e ficou. Viu o “seu” Portimonense quase ser despromovido à II Divisão B, mas manteve-se no clube (exceção feita para a temporada de 2012/2013, em que jogou, por empréstimo, no Moreirense). Regressou a Portimão, após esse ano, para voltar a ser feliz ao serviço dos algarvios.

Ricardo Pessoa a festejar um golo ao serviço do Portimonense

Ricardo Pessoa sagrou-se campeão da II Liga na época passada e, como capitão, teve o direito de erguer o troféu. De volta à I Liga, o defesa direito começou esta temporada como titular indiscutível, mas uma lesão grave afastou-o dos relvados por vários meses.

Esta lesão acabaria mesmo por ser um dos «fatores que me levaram a acabar a carreira», confessou Ricardo Pessoa, no anúncio da despedida.

No balneário do Portimonense, «ninguém estava à espera» desta decisão do capitão. «Apanhei todos de surpresa. Foi aqui que me estabeleci. Cresci muito, conquistei muitas coisas e criei uma relação de amor com este clube», concluiu o jogador.

Hoje, perante os seus adeptos, Pessoa diz adeus aos relvados, mas não ao “seu” clube de (quase) sempre. Já é certo que o jogador, natural de Vendas Novas, vai integrar a estrutura da SAD do clube algarvio, mas o cargo, esse, «ainda não está assente».

Comentários

pub