Projeto de eletrificação da Linha do Algarve vai ser apresentado em Faro

A Infraestruturas de Portugal (IP) vai apresentar o projeto de eletrificação da Linha do Algarve, numa sessão que terá lugar […]

A Infraestruturas de Portugal (IP) vai apresentar o projeto de eletrificação da Linha do Algarve, numa sessão que terá lugar na sexta-feira, dia 6 de Abril, na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, em Faro.

A apresentação será feita por Carlos Fernandes, vice-presidente da IP, na sessão de inauguração da mostra “160 Anos do Caminho de Ferro em Portugal”, que poderá ser vista a partir desse dia e até 30 de Maio na sala de exposições da CCDR do Algarve.

«Este projeto, é parte integrante do Corredor do Algarve, um dos seis eixos de desenvolvimento prioritário, nos quais se integram os projetos de investimento a concretizar para o horizonte 2014-2020. Será uma intervenção ao longo de 40 quilómetros deste eixo estruturante para a mobilidade da principal região turística de Portugal e desta com o restante território nacional e europeu, pelo que a sua modernização irá dinamizar a economia regional e nacional», enquadrou a CCDR algarvia.

Esta entidade acrescentou que o investimento que será feito, no âmbito no Programa Ferrovia 2020, «permitirá a exploração comercial exclusivamente com material elétrico e outras melhorias, que contribuirão para a eficiência do sistema, nomeadamente, a redução no tempo de percurso e menores custos ambientais».

Na cerimónia de inauguração da exposição, uma iniciativa conjunta da CP – Comboios de Portugal e da IP, também «será realçada a centenária Estação de São Bento e a importância do modo ferroviário para o desenvolvimento e coesão territorial, social e económica do país».

Enquanto a mostra estiver patente, serão realizadas «atividades de carácter recreativo e educativo e serão exibidos filmes do Cinerail – Festival Internacional de Cinema Ferroviário Internacional sobre a temática».

Comentários

pub