Palestra “Silves e o Algarve na Arquitetura dos Descobrimentos” é o ponto alto do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios em Silves

A palestra “Silves e o Algarve na Arquitetura dos Descobrimentos” é o ponto alto do Dia Internacional dos Monumentos e […]

A palestra “Silves e o Algarve na Arquitetura dos Descobrimentos” é o ponto alto do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, estando marcada para hoje, 18 de Abril, às 18h30, no Museu Municipal de Arqueologia de Silves.

Nesta cidade, o programa do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, que este ano tem como tema “Património Intergeneracional: novos intervenientes”, começa hoje e prolonga-se até domingo, dia 22.

As atividades começam esta quarta-feira, das 10h00 às 13h00, com um Jogo de Pistas, no Castelo de Silves, durante o qual o participante terá de ir desvendando pistas, para poder aceder à etapa seguinte e assim concluir a sua prova.

“Passaporte do Tempo” é a atividade que está prevista das 14h00 às 16h00, a decorrer no Centro Histórico. O objetivo será guiar os participantes pelo centro histórico de Silves com o apoio do seu “Passaporte do Tempo”, que será levantado no Centro de Interpretação do Património Islâmico – local de partida .

Entre as 16h00 e as 17h30, haverá animação de rua com o grupo Alfanfare, que fará paragens no Castelo, escadas da Sé, Praça do Município e zona comercial.

O dia 18 de Abril terminará com a palestra de Manuel Castelo Ramos, que fará um périplo pelos monumentos algarvios mais relevantes edificados durante a época dos Descobrimentos, dando maior enfoque aos do concelho de Silves.

Seguindo a mesma lógica e procurando que os restaurantes da cidade possam também usufruir de mais afluência de público, a iniciativa “Menus com História” conta com a segunda edição, que este ano decorre até dia 22 de Abril. Além da ementa habitual, os restaurantes participantes criam um menu inspirado em receitas históricas, que terá um valor fixo e igual (ver programa próprio com entidades aderentes e menus disponíveis).

No sábado, dia 21, às 10h00, haverá uma visita guiada ao património de Alcantarilha, desafiando a população a visitar os monumentos de Alcantarilha – Castelo, Igreja da Misericórdia, Igreja Paroquial e Capela dos Ossos. O ponto de encontro para esta iniciativa será no Antigo Mercado, na Travessa do Castelo e está sujeito a marcação prévia.

O DIMS foi criado pelo Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios (ICOMOS) a 18 de Abril de 1982 e aprovado pela UNESCO no ano seguinte. Tem como objetivo sensibilizar os cidadãos para a diversidade e vulnerabilidade do património, bem como para a necessidade da sua proteção e valorização. Além disso e porque junta muitas nações do mundo, celebra a solidariedade internacional em torno do conhecimento, da salvaguarda e da valorização do património.

Mais informação e inscrições: Setor de Património Cultural: telefone 282 444 854 | email: [email protected]

Comentários

pub