Marcelo Rebelo de Sousa inaugura Ovibeja

O Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa vai inaugurar, no próximo dia 27 de Abril, às 13h00, a 37ª […]

O Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa vai inaugurar, no próximo dia 27 de Abril, às 13h00, a 37ª Ovibeja. 

O Presidente também vai assistir à cerimónia de atribuição do nome do Parque de Feiras e Exposições de Beja a Manuel de Castro e Brito, o grande congregador de esforços e de vontades na organização e desenvolvimento da Ovibeja e da região.

À cerimónia também se associam Capoulas Santos, ministro da Agricultura, e Carlos Moedas, comissário Europeu para a Investigação, Ciência e Inovação.

A atribuição do nome do Parque de Feiras e Exposições a Manuel de Castro e Brito foi deliberada, há pouco tempo, pelo Município de Beja, resultante de proposta apresentada há cerca de dois anos pela ACOS – Agricultores do Sul, organizadora da Ovibeja, que, este ano, se realiza de 27 de Abril a 1 de Maio.

Manuel de Castro e Brito, falecido em Março de 2016, foi presidente da ACOS durante cerca de 30 anos e motor impulsionador da Ovibeja desde a sua primeira edição.

Para a construção do Parque de Feiras e Exposições de Beja, inaugurado no ano 2000 pelo então primeiro-ministro António Guterres, «foi decisiva a determinação de Castro e Brito na sua persistente influência e conversações com os decisores políticos para a concretização desta obra», diz a organização da Ovibeja.

Melhores condições e mais espaço de crescimento e de consolidação da Ovibeja e a criação de uma infraestrutura com relevância estratégica para a cidade de Beja e para a região foram alguns dos objetivos perseguidos por Castro e Brito para a construção do Parque de Feiras e Exposições.

A decorrer de 27 de Abril a 1 de Maio, a edição comemorativa dos 35 anos da Ovibeja integra ainda uma exposição ilustrativa dos principais marcos do seu percurso.

Como é hábito, a Ovibeja volta a ter uma componente musical bem vincada, com concertos ao vivo. No dia 27 atuam os Xutos e Pontapés, no dia 28 Richie Campbell e, no dia 30, o algarvio Diogo Piçarra. Os concertos são sempre às 21h30.

Para ver o programa completo, clique aqui.

Comentários

pub