Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
savewater

Sul InformaçãoAs Jornadas do Barlavento decorreram este sábado, 14 de Abril, no Museu de Portimão, e, no decorrer dos trabalhos, foi apontada a «riqueza da zona», reclamando-se também uma «urgente regionalização». 

Para garantir no Algarve uma maior criação de riqueza e rentabilidade empresarial, mão de obra em quantidade e qualidade, é «indispensável atacar a sazonalidade», diz a Algfuturo.

Esta foi outra das conclusões das Jornadas “Economia do Barlavento em Debate”. Também se demonstrou a «muita riqueza já produzida no Barlavento com 30 a 40% em diversos indicadores, o enorme potencial e a vitalidade associativa e empresarial» da zona.

são brás de alportel

Por isso «foi apontado como relevante preparar um Programa de Promoção e Captação de Investimentos para o Barlavento».

Sul InformaçãoEstiveram presentes nesta iniciativa José Apolinário, secretário de Estado das Pescas, Paulo Águas, reitor da Universidade do Algarve, Francisco Serra, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, Jorge Botelho, presidente da AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve e Desidério Silva, presidente da Região de Turismo do Algarve.

Também marcaram presença autarcas, 25 presidentes de associações, elementos da GNR, PSP e Marinha, altos responsáveis da Administração Central, diretores regionais e do ISMAT e Instituto Piaget, Hélder Carrasqueira, diretor da Escola Superior de Gestão Hoteleira e Turismo (ESGHT), Pedro Ornelas, presidente da Associação Académica da Universidade do Algarve (AAUAlg).

Foi feita uma cerimónia de homenagem à campeã mundial de bodyboard, a algarvia Joana Schenker e também feitas homenagens a Carlos Silva e Sousa, antigo presidente da Câmara de Albufeira, e António Cândido Glória, empresário portimonense.

Para o conjunto do Algarve, estiveram sobre as mesas dos seis painéis com meia centena de oradores e uma plateia de cerca de duas centenas de participantes a sazonalidade, questões ligadas as periferias, a regionalização, exploração de petróleo, fundos comunitários, formação profissional, mão de obra, inovação, saúde e capital.

Analisada a extrema sazonalidade da economia algarvia e o facto de esta ser uma região periférica, foi tirada a conclusão de que «os problemas de décadas nas infraestruturas rodoviárias, ferroviárias e ligações marítimas agravam a atividade empresarial».

«As medidas tomadas para atenuar a sazonalidade no turismo na época baixa têm bons resultados, mas precisam ser complementadas com programas estruturais», diz a Algfuturo.

Por outro lado, foi considerada «de urgência absoluta a descentralização de nível regional (regionalização) no Algarve, com competências próprias, órgãos eleitos e um Conselho Económico-Social».

Sul InformaçãoNa mobilidade rodoviária foi considerado vital abrir a porta em “via verde de livre trânsito” aos residentes no Algarve e Andaluzia «nos movimentos entre regiões, para que os 8,5 milhões de andaluzes sejam visitas e consumidores frequentes».

Na ferrovia, a ligação à Europa pelo sul ibérico tem que avançar e nas ligações marítimas urge «melhorar rapidamente o Porto de Portimão e operacionalizar Faro, para tráfego de lazer e carga».

Nestas jornadas, a exploração de hidrocarbonetos ao largo de Aljezur «mereceu veemente contestação».

Foi recomendado às entidades oficiais que junto de Bruxelas reclamem maior intensidade de apoios e novas políticas, «dado que ao longo de 30 anos de fundos grandes desequilíbrios não foram corrigidos e o Algarve é a região NUT lll do Continente com mais baixo Índice de Desenvolvimento Global».

Foi também referenciado que uma região em que 70% do volume de negócios das empresas é feito por consumidores não residentes, justifica-se a implementação de um Plano de Requalificação Geral.

são brás de alportel
municipio de almodovar

Também poderá gostar

Sul Informação - Obras no Jardim da Fortaleza, na Praia da Rocha, devem estar concluídas na segunda quinzena de Julho

Obras no Jardim da Fortaleza, na Praia da Rocha, devem estar concluídas na segunda quinzena de Julho

Sul Informação - Música, arte e comércio não faltam nas “Quintas-feiras ao Luar” de Portimão

Música, arte e comércio não faltam nas “Quintas-feiras ao Luar” de Portimão

Sul Informação - «É Verão, é Portimão» apresenta novos projetos, eventos renovados e boas intenções [vídeo]

«É Verão, é Portimão» apresenta novos projetos, eventos renovados e boas intenções [vídeo]