Dia Aberto da Algarve Nature Week tem caminhada até à Ponta da Piedade e propostas radicais

Subir uma parede de escalada, superar obstáculos nas gincanas de bicicletas ou fazer uma caminhada ao pôr do sol, na […]

Subir uma parede de escalada, superar obstáculos nas gincanas de bicicletas ou fazer uma caminhada ao pôr do sol, na Ponta da Piedade. Tudo isto (e muito mais) vai ser possível no dia aberto da 4ª edição da Algarve Nature Week, a 13 de Abril, em Lagos. 

Para marcar o arranque deste evento, Lagos recebe um dia aberto com várias propostas gratuitas de turismo de natureza para miúdos e graúdos.

O objetivo «é mostrar que o Algarve natural tem muito para oferecer e que a região é o cenário perfeito para férias ativas com experiências ao ar livre inesquecíveis», diz a organização.

Durante o dia aberto vai ser possível descobrir a mais emblemática praça da cidade de Lagos de bicicleta (Praça do Infante) ou testar a pontaria no tiro ao arco no Jardim da Constituição. Os amantes de adrenalina poderão enfrentar a parede de escalada e o slide, superar obstáculos nas gincanas de bicicletas ou ainda aceitar o desafio desportivo dos ginásios que estarão a animar o palco da Praça do Infante.

Mas há muitas mais atividades programadas para 13 de Abril, sobretudo para os 500 alunos dos 2º e 3º ciclos de Ensino Básico de Lagos que foram convidados a participar neste dia.

Descobrir Lagos a partir de um caiaque em pleno mar, embarcar num passeio com o campeão nacional de kitesurf Francisco Lufinha, enfrentar as ondas e fazer um batismo de wakeboard e wakeskate e observar aves na praia do Camilo são algumas das experiências previstas para as crianças do concelho, numa parceria entre a Região de Turismo do Algarve (RTA), a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGESTE), através da direção de serviços do Algarve, e a Câmara Municipal de Lagos.

O momento alto do dia aberto será, no entanto, a “Caminhada Pôr-do-sol na Ponta da Piedade”. Com início marcado para as 18h00 na Praça do Infante, esta caminhada de 4,6 quilómetros está aberta a toda a população e irá desvendar um dos cenários naturais mais deslumbrantes do litoral algarvio na companhia de Francisco Lufinha (inscrições por e-mail até 12 de Abril para desporto@cm-lagos.pt).

As emoções fortes não se esgotam no primeiro dia da iniciativa, pois a Algarve Nature Week decorre até 22 de Abril, com 160 experiências em terra e no mar, a preços mais acessíveis.

«Esta edição conta com 70 parceiros de animação turística e unidades de alojamento que, juntos, irão mostrar que o Algarve é um tesouro natural que merece ser descoberto o ano inteiro, seja a pedalar, a mergulhar, a surfar, a andar a cavalo e de burro ou ainda a caminhar».

No dia 20 de Abril, Vasco Palmeirim e Nuno Markl chegarão a terras algarvias para viver experiências únicas na natureza da região. Os dois locutores de rádio serão desafiados a participar num passeio de bicicleta e numa aula de bodyboard com a campeã Joana Shenker. Em breve será lançado um passatempo na página de Facebook da Algarve Nature Week que irá habilitar três seguidores à oportunidade de pedalar com as famosas vozes das manhãs da rádio.

«Faltam oito dias para o arranque da Algarve Nature Week e gostaria de lançar o repto a todos os algarvios, aos portugueses e aos turistas internacionais que nos visitem de 13 a 22 de Abril para descobrirem a natureza do Algarve através das experiências que propomos nesta edição», afirma Desidério Silva, presidente da RTA, entidade organizadora do evento.

«Aproveito para destacar e agradecer já o empenho de todos os parceiros da iniciativa, nomeadamente a Câmara Municipal de Lagos, a DGESTE, a Associação Turismo do Algarve, as empresas de animação e unidades de alojamento. Sem eles o evento não seria possível e é graças à colaboração próxima de todos que conseguiremos, uma vez mais, mostrar que esta região tem também boa oferta para quem procura atividades ar livre e de proximidade com os nossos valores naturais e culturais», conclui o responsável do turismo algarvio.

Já para Hugo Pereira, vice-presidente da Câmara de Lagos, «é uma satisfação acolher, em Lagos, o primeiro dia desta edição da Algarve Nature Week, iniciativa que vem ao encontro da estratégia que definimos para a promoção dos nossos recursos endógenos, nomeadamente a nossa paisagem natural, valorizando-a, criando condições de segurança e, ao mesmo tempo, contribuindo para o fortalecimento de um novo segmento de turismo local, combativo da sazonalidade».

«Lagos mais sustentável é um compromisso que assumimos, focado na harmonia entre a qualidade ambiental, paisagística e cultural e acreditamos que esta iniciativa, fomentadora do turismo de natureza, resultará, por um lado, num relevante contributo para a consolidação deste propósito e, por outro, numa experiência inesquecível para todos os que decidirem nela participar», acrescenta.

O programa completo está disponível aqui. 

A Algarve Nature Week insere-se no âmbito da candidatura «Algarve Natural – Promoção e Valorização do Património Natural do Algarve», projeto cofinanciado pelo CRESC Algarve 2020 – Programa Operacional Regional do Algarve.

Comentários

pub
pub