Praia de Faro teve mais uma tarde de sobressalto depois de noite com estragos [com fotos]

A Praia de Faro viveu mais momentos de sobressalto, ao longo da tarde de hoje, sexta-feira. Com a chegada da […]

A Praia de Faro viveu mais momentos de sobressalto, ao longo da tarde de hoje, sexta-feira. Com a chegada da maré cheia, a água voltou a fazer “desaparecer” a praia e a invadir a estrada. Ainda assim, não houve estragos a registar, ao contrário do que havia acontecido na preia-mar da madrugada, em que uma onda invadiu um quarto no piso térreo de uma guesthouse, situada na zona central da Praia, destruindo as vidraças.

Esta tarde, as atenções da Proteção Civil de Faro concentraram-se nesta zona da Praia, nomeadamente no largo onde desemboca a ponte de acesso a esta zona balnear.

«A forte ondulação retirou muita areia. Aqui na parte central, descalçou o passadiço [em alvenaria, junto ao areal]. Há outra zona em que também retirou areia junto de uma habitação. Vamos esperar que a maré baixe, para fazer a avaliação», disse ao Sul Informação Steven Piedade, presidente da Junta de Freguesia de Montenegro.

O responsável pela freguesia onde se situa a Praia de Faro tem acompanhado de perto a situação e disse que a situação mais complicada foram os estragos causados pela onda que invadiu um dos quartos da Luxury Beach Guest House, cerca das duas da manhã, onde dormiam dois turistas. Ainda assim, apesar do susto, não houve ferimentos registados.

De resto, e principalmente durante a noite, houve galgamentos frequentes do cordão dunar e da calçada da zona central, «com deposição de muita areia e água», que tem estado a ser removida ao longo do dia.

Evitar danos humanos e materiais tem sido «a principal preocupação» das forças no terreno. «Estamos a fazer o balizamento das zonas consideradas perigosas. Mas também temos equipas de prevenção, tanto aqui, como na cidade, prontas para qualquer eventualidade», explicou ao nosso jornal José Valente, comandante dos Sapadores de Faro.

«Pensamos que a situação está a ficar mais calma. A redução do vento e a descida da maré, com certeza que trará uma acalmia à situação. Por hoje, penso que a situação não passará disto», disse.

Isto não significa que a Proteção Civil de Faro vá baixar a guarda. Até porque haverá nova maré cheia cerca das 4h00.

«Voltaremos cá à noite. Está prevista uma descida da intensidade do vento, mas não deixaremos de estar vigilantes», garantiu o comandante José Valente.

Até porque, durante a tarde, foram muitas as pessoas que se dirigiram à Ilha de Faro, movidos pela curiosidade, que tiveram de ser avisadas pelas autoridades para se afastar da zona. É que, apesar do trânsito estar condicionado a moradores e veículos de emergência, foram muitas as pessoas que se deslocaram a pé até à praia.

«O que nós apelamos é para que as pessoas não venham à Praia de Faro», pediu Steven Piedade.

 

Fotos: Hugo Rodrigues|Sul Informação

Comentários

pub